Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Conta mais antiga da América é encontrada nos Estados Unidos

A conta com cerca de 12 mil anos foi encontrada em um sítio no condado de Converse, nos EUA, revelando característica importante do período Clovis

Isabelly de Lima Publicado em 15/02/2024, às 10h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conta antiga encontrada nos EUA - Reprodução / Universidade de Wyoming
Conta antiga encontrada nos EUA - Reprodução / Universidade de Wyoming

Arqueólogos da Universidade de Wyoming fizeram uma descoberta significativa no sítio La Prele Mammoth, no condado de Converse, nos Estados Unidos. Eles encontraram a conta mais antiga conhecida nas Américas, feita a partir de um osso de lebre, datando do período Clovis, cerca de 12.000 anos atrás.

O sítio La Prele Mammoth, que abriga os restos de um mamute colombiano subadulto e vestígios de um acampamento de caça, revelou a conta de Clovis durante escavações recentes. Publicados na revista Scientific Reports, os resultados dão ênfase ao artefato, que mede 7 milímetros de comprimento por 1,6 milímetros de diâmetro.

A análise da conta revelou que ela provavelmente era usada como um item decorativo em roupas. Ambas as extremidades do cordão são alisadas e polidas, com a superfície apresentando uma camada de ocre vermelho. As ranhuras na parte externa indicam que a conta foi criada por humanos, possivelmente com pedras ou dentes.

Uso de lebres

Os pesquisadores usaram colágeno do osso para uma análise de espectrometria de massa, determinando que o osso da lebre era um metapodial ou uma falange proximal. Essa descoberta é a primeira evidência segura do uso de lebres durante o período Clovis, segundo o Heritage Daily.

O período Clovis é uma era pré-histórica na América do Norte, marcada pela descoberta de ferramentas de pedra distintas no sítio arqueológico de Clovis, no Novo México.