Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Coreia do Norte: Governo condena adolescentes por assistirem séries sul-coreanas

Imagens raras da Coreia do Norte mostram o momento em que os adolescentes são condenados publicamente por assistirem séries de TV sul-coreanas

Redação Publicado em 19/01/2024, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do martelo de um juiz e de algemas - Reprodução/Freepik/fabrikasimf
Imagem ilustrativa do martelo de um juiz e de algemas - Reprodução/Freepik/fabrikasimf

Imagens raras obtidas com exclusividade pela BBC Korean mostram autoridades norte-coreanas sentenciando dois adolescentes a 12 anos de trabalho forçado por assistirem K-dramas (séries de TV da Coreia do Sul). 

A gravação, feita em 2022, apresenta dois jovens de 16 anos algemados em meio a centenas de estudantes em um auditório ao ar livre. No vídeo, oficiais fardados do governo repreendem os garotos por não “refletirem profundamente sobre seus erros”.

Conforme repercutido pelo G1, via BBC, o consumo de qualquer forma de entretenimento sul-coreano é proibido na Coreia do Norte. Mesmo com a rígida lei, algumas pessoas se mostraram dispostas a enfrentar as consequências para assistir a K-dramas, que se tornaram um fenômeno global. 

É importante ressaltar que é raro que imagens como essas sejam divulgadas, pois o governo norte-coreano proíbe que fotos, vídeos e outras informações sobre o cotidiano do país sejam divulgadas no exterior. 

A gravação em questão foi entregue à  BBC pelo Instituto de Desenvolvimento Sul e Norte (Sand), uma organização de pesquisa que trabalha com desertores do Norte. Isso indica que as autoridades estão adotando uma postura mais severa em relação a esses incidentes.

Cena do crime

O vídeo teria sido divulgado na Coreia do Norte com o propósito de educação ideológica e como alerta para os cidadãos sobre os perigos de “vídeos decadentes”, como explica a narração, ao afirmar que: “A cultura do regime de marionetes decadente se espalhou até mesmo para os adolescentes. Eles têm apenas 16 anos, mas arruinaram o próprio futuro”.

Antigamente, jovens que violavam a lei dessa maneira costumavam ser encaminhados para campos de trabalho juvenil em vez de serem presos, e a pena geralmente não ultrapassava cinco anos. No entanto, em 2020, Pyongyang promulgou uma nova lei que transformou o ato de assistir ou distribuir entretenimento sul-coreano em passível de pena de morte.

Um desertor, que não teve seu nome divulgado, chegou a relatar à BBC que foi obrigado a testemunhar a execução por tiros de um homem de 22 anos. Ele afirmou que o homem foi acusado de ouvir música sul-coreana e de compartilhar filmes do Sul com um amigo.

Se você for pego assistindo a um drama americano, pode escapar com um suborno, mas se assistir a um drama coreano, é morte certa. Para o povo norte-coreano, os dramas coreanos são uma 'droga' que os ajuda a esquecer sua difícil realidade”, disse o desertor à BBC Korean.

Choi Kyong-hui, CEO da Sand, explicou que Pyongyang vê a popularização de K-dramas e K-pop como um perigo à sua ideologia. “A admiração pela sociedade sul-coreana pode levar rapidamente ao enfraquecimento do sistema… Isso vai contra a ideologia monolítica que faz os norte-coreanos reverenciarem a família Kim”, completou Kyong-hui.