Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Coreia do Norte tenta lançar novo satélite de espionagem em órbita, mas falha

Tentativa desta quinta-feira, 24, foi a segunda falha dos norte-coreanos neste ano

Redação Publicado em 24/08/2023, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas em Seul, capital da Coreia do Sul, acompanhando lançamento de foguete da Coreia do Norte - Getty Images
Pessoas em Seul, capital da Coreia do Sul, acompanhando lançamento de foguete da Coreia do Norte - Getty Images

Nesta quinta-feira, 24, a Coreia do Norte promoveu a tentativa de lançar um satélite de espionagem ao espaço, para ficar orbitando a Terra. No entanto, o projeto não obteve sucesso completo, e seus destroços já caíram.

Vale pontuar que esta foi a segunda tentativa norte-coreana de lançar um objeto do tipo em órbita neste ano. Há três meses, uma tentativa semelhante foi feita, mas também deu errado.

Conforme explicado pela agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a KCNA, "os voos do primeiro e do segundo estágios do foguete transcorreram normalmente, mas o lançamento fracassou devido a um erro no terceiro estágio do voo". A notícia ainda menciona um possível novo lançamento do tipo, previsto para o mês de outubro.

Sul-coreanos acompanhando lançamento de satélite da Coreia do Norte
Sul-coreanos acompanhando lançamento de satélite da Coreia do Norte / Crédito: Getty Images

Atenção dos vizinhos

Por mais que a Coreia do Norte seja considerado um dos países mais fechados do mundo, e muitos a considerem difícil de ser prevista ou ter ações detectadas, o lançamento em questão já havia sido identificado pelo Japão e pela Coreia do Sul.

O Exército do Japão, no caso, identificaram o lançamento de um "foguete espacial" que, inclusive, teria sobrevoado parte de seu arquipélago, segundo a agência japonesa de notícias Kyodo. Segundo o g1, a Coreia do Norte já tinha notificado a guarda-costeira de que, entre os dias 24 e 31 de agosto, realizaria o lançamento de um satélite de espionagem.

O governo da Coreia do Sul, por sua vez, vê a empreitada norte-coreana como um "ato ilegal", visto que viola sanções impostas pela ONU — estas que proíbem o desenvolvimento de mísseis balísticos, que possuem tecnologia similar a de foguetes.