Notícias » Pandemia

Coronavírus: veterano da Segunda Guerra arrecada milhões para agentes de saúde em campanha

Dando 10 voltas por dia em seu quintal, o ex-combatente de 99 anos já juntou cinco milhões para a NHS, sistema público de saúde do Reino Unido

André Nogueira Publicado em 15/04/2020, às 10h55

Tom Moore
Tom Moore - Divulgação/Twitter

Veterano da Segunda Guerra, o capitão Tom Moore, de 99 anos, arrecadou cinco milhões de libras para o NHS (sistema público de saúde do Reino Unido) durante uma campanha em que percorre o entorno de seu jardim, em Bedfordshire. Com a meta de rodear 100 voltas antes de completar 100 anos, ele faz 10 contornos por dia, com a ajuda necessária.

Com o sistema de doações, ele arrecadou 70 mil libras em um dia de campanha, decidindo dar continuidade ao projeto. Rapidamente, a cifra chegou no milhão. "Eu acho isso absolutamente enorme. Em nenhum momento em que começamos com este exercício, prevíamos que teríamos algo parecido com esse tipo de dinheiro”, disse ele à BBC. "Isso apenas mostra que as pessoas têm uma consideração tão alta por assuntos do nosso Serviço Nacional de Saúde e é realmente incrível que as pessoas tenham pago tanto dinheiro.”

Tom Moore / Crédito: Wikimedia Commons

 

Segundo sua filha Hannah, é provável que Tom atinja seu objetivo de 100 voltas na quarta feira, dia 16. O veterano foi integrante do grupo de treinamento de oficiais da Grã-Bretanha nos anos 1940, servindo em Sumatra e na Índia. Para ele, o momento atual de pandemia coloca os médicos e enfermeiros na linha de frente da defesa nacional. “Eles estão fazendo um trabalho maravilhoso”.

"Ele é um típico homem de Yorkshire, por isso é muito estoico, muito controlado e leva tudo ao seu alcance", disse Hannah à BBC. “Sempre soubemos que ele era uma joia incrível, mas nunca imaginamos que a história dele capturaria os corações da nação”. Segundo a família, o dinheiro será destinado a um centro administrativo da NHS para que seja investido no repouso e na recuperação dos funcionários da saúde e suas famílias.