Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Aquecimento global

Crise climática: Para garantir ‘futuro habitável’ na Terra, precisamos de ações imediatas, diz IPCC

Relatório divulgado nesta segunda-feira, 20, expôs estragos da ação humana no planeta

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 20/03/2023, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Nesta segunda-feira, 20, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, divulgou a parte final de seu gigantesco relatório sobre o aquecimento global provocado pela ação humana

E os dados não são nada animadores. Afinal, segundo o painel, que segundo o G1 é reconhecido como a fonte mundial mais confiável sobre o assunto, ainda temos chance de garantir um ‘futuro habitável’ na Terra, mas as ações precisam ser imediatas

“Este Relatório Síntese ressalta a urgência de tomar medidas mais ambiciosas e mostra que, se agirmos agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável habitável para todos”, alertou Hoesung Lee, presidente do IPCC. 

A integração de ações climáticas efetivas e equitativas não apenas reduzirá perdas e danos à natureza e às pessoas, mas também proporcionará benefícios mais amplos”, prosseguiu. 

Caminho sem volta?

Conforme repercutido pelo The Guardian, a devastação da Terra infligida pela humanidade em diversas partes do mundo já está ocasionando um clima extremo causado pelo colapso climático. 

Esse desdobramento levou ao aumento de mortes devido à maior frequência de ondas de calor em diversas regiões, além de milhões de vidas e lares terem sido destruídos por conta das secas e inundações, isso sem contar as dezenas de centenas de pessoas passando fome.

Apesar dos desafios cada vez maiores, o relatório do IPCC, que tem 93 autores, pontua que há maneiras viáveis e eficazes para contornar esse cenário e evitar que o aquecimento do planeta ultrapasse o limite de 1,5 °C até o fim do século. 

Para isso, o IPCC calcula que é preciso reduzir as emissões globais em 48% até 2030. Já até 2050, essa diminuição precisa ser ainda mais drástica: 99%. 

A humanidade está sobre gelo fino — e esse gelo está derretendo rapidamente", declarou Antonio Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. "Nosso mundo precisa de ação climática em todas as frentes – tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo".