Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / David Bowie

David Bowie: acervo pessoal do músico ganhará exposição em Londres

Mais de 80 mil itens de David Bowie, incluindo instrumentos e letras de músicas manuscritas, devem ser exibidos ao público

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/02/2023, às 16h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie - Getty Images
David Bowie - Getty Images

O Victoria and Albert Museum de Londres deve inaugurar, em 2025, uma exposição com mais de 80 mil itens que fazem parte dos arquivos de David Bowie, conforme informações do jornal britânico The Independent.

A exposição, que deve abranger as seis décadas de carreira do músico, oferecerá ao público o acesso inédito "ao processo criativo de um inovador da música, um ícone da cultura", como destaca o museu em comunicado. 

De acordo com a revista Rolling Stone, os objetos, que vão desde letras de músicas manuscritas até os figurinos de Ziggy Stardust de 1972, serão exibidos no Centro David Bowie para o Estudo das Artes Cênicas, que será inaugurado no Queen Elizabeth Olympic Park, em Stratford.

Também farão parte do acervo, cartas, partituras, instrumentos e prêmios do artista, que faleceu em 2016, aos 69 anos de idade.

As inovações radicais de Bowie através da música, teatro, cinema, moda e estilo (...) continuam tendo uma grande influência no design e na cultura visual e inspiram criadores como Janelle Monáe, Lady Gaga, Tilda Swinton ou Raf Simons", disse o diretor do museu, Tristram Hunt.

Aquisição

A aquisição do arquivo, bem como a criação do centro somente foram possíveis a partir de uma doação no valor de 10 milhões de libras (63,5 milhões de reais na cotação atual) da Blavatnik Family Foundation e do Warner Music Group. Além disso, é importante destacar que uma autorização do espólio do artista também foi necessária.