Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

O muro desabado que escondia sepulturas de 900 anos no Peru

Os túmulos haviam se mantido preservados e escondidos de ladrões de túmulos ao longo dos séculos graças às ruínas que os cobriam; entenda!

Redação Publicado em 30/11/2023, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da escavação - Divulgação/ Archaeology Program "Valley of Pachacámac", ed. M. Giersz
Fotografia da escavação - Divulgação/ Archaeology Program "Valley of Pachacámac", ed. M. Giersz

Uma equipe de arqueólogos da Pontifícia Universidade Católica do Peru anunciaram através de um comunicado na última segunda-feira, 27, que descobriram uma série de sepulturas de 900 anos durante uma missão arqueológica recente. 

Eles escavaram o solo logo abaixo de um muro desabado que remontava ao período inca. Graças às ruínas da construção, aliás, os enterros acabaram sendo mantidos seguros de ladrões de túmulos

Cerâmicas descobertas no local / Crédito: Divulgação/ Archaeology Program "Valley of Pachacámac", ed. M. Giersz

Conforme repercutiu o portal Miami Herald, os pesquisadores peruanos encontraram os restos mortais de 73 indivíduos que foram enterrados no período entre os anos 800 e 1100. 

Mais detalhes

Um detalhe curioso da descoberta arqueológica é que alguns dos esqueletos possuíam máscaras de madeira no topo de seu crânio, assim criando a impressão de cabeças falsas. Além disso, algumas das sepulturas continham cerâmicas. 

Aparência dos restos mortais, que estavam envolvidos em 'sacos funerários' / Crédito: Divulgação/ Archaeology Program "Valley of Pachacámac", ed. M. Giersz

Ainda de acordo com o Miami Herald, o impressionante estado de preservação dos restos mortais e dos artefatos sepultados com eles surpreendeu os especialistas. Vale apontar ainda que o achado se deu no distrito peruano de Pachámac, com a descoberta inclusive estando localizada próxima de um monumento inca importante, o chamado Templo Pintado.