Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tesouro

Detectores de metal encontram tesouro de 2 mil anos de tribo da Idade do Ferro

O tesouro usado pela tribo Corieltavi foi encontrado em Anglesey, uma ilha no País de Gales

Redação Publicado em 14/08/2023, às 15h43 - Atualizado às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coleção de moedas de ouro encontrada no País de Gales - Divulgação /  National Museum Wales
Coleção de moedas de ouro encontrada no País de Gales - Divulgação / National Museum Wales

Uma emocionante descoberta arqueológica foi revelada em Anglesey, uma ilha no País de Gales, onde detectores de metal desenterraram um tesouro de moedas de ouro que datam da Idade do Ferro. Este achado é um marco significativo, sendo a primeira vez que moedas desse período são encontradas no país.

As moedas, conhecidas como estateres, são altamente preservadas e datam de um período entre 60 a.C. e 20 a.C. Acredita-se que elas tenham sido utilizadas pela triboCorieltavi, que habitava a região durante a Idade do Ferro. Com uma estilização marcante, as moedas têm origens nas moedas de ouro macedônias cunhadas por Filipe II, que reinou no antigo reino da Macedônia.

Os estateres apresentam o busto do deus gregoApolo usando uma coroa de flores em uma face, enquanto a outra mostra uma carruagem de dois cavalos e um cavaleiro. O processo de descoberta ocorreu gradualmente entre julho de 2021 e março de 2022, com os detectores de metais informando o Esquema de Antiguidades Portáteis, uma colaboração entre o Museu Britânico e o Museu do País de Gales.

Recentemente, as autoridades oficialmente classificaram a descoberta como um "tesouro". Lloyd Roberts, um dos detectores de metais envolvidos, expressou sua alegria com a descoberta, em um comunicado: "Encontrar um stater de ouro sempre foi o número um na minha lista de desejos”. "Ficamos encantados ao descobrir que este foi o primeiro tesouro de moedas de ouro da Idade do Ferro já encontrado no País de Gales".

Origem do tesouro

A origem exata das moedas no campo ainda é um mistério para os especialistas do Gwynedd Archaeological Trust, que fornecem serviços arqueológicos para a região. No entanto, o que se sabe é que essas moedas foram cunhadas em três casas da moeda diferentes, localizadas no que hoje é o condado de Lincolnshire, na Inglaterra.

Essa descoberta é de especial importância, uma vez que moedas desse período são raramente encontradas no País de Gales, já que as tribos da Idade do Ferro na região geralmente não utilizavam moedas estrangeiras, segundo a Live Science.

Este tesouro é um exemplo fantástico da rica paisagem arqueológica que existe no [noroeste] do País de Gales", escreveram as autoridades no comunicado. “Embora a vizinhança imediata da descoberta não forneça nenhuma pista sobre a origem da descoberta, o local encontra-se em uma área conhecida de atividade pré-histórica e romana e ajuda a aumentar nossa compreensão dessa região”.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!