Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ditadura chilena

Ditadura chilena: Embaixada do Brasil terá placa dizendo que país apoiou Pinochet

“No Brasil e no Chile, Ditadura Nunca Mais”, estampará mensagem que homenageará os seis brasileiros mortos no país

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 24/08/2023, às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto colorizada de Augusto Pinochet - Ministerio de Relaciones Exteriores
Foto colorizada de Augusto Pinochet - Ministerio de Relaciones Exteriores

No próximo dia 11 de setembro, o golpe que derrubou o presidente chileno Salvador Allende em 1973 completa 50 anos. Com o regime democrático nocauteado, o general Augusto Pinochet se proclamou presidente — se mantendo no poder até 11 de março de 1990.

+ Gabo, Neruda e Pedro Pascal: Os nomes perseguidos pela Ditadura Pinochet

A data marcará uma homenagem aos seis brasileiros assassinados no país andino, que será feita por uma comitiva de amigos que se refugiaram no Chile durante os anos de terror instaurados por Pinochet.

Além disso, informa a coluna de Vera Rosa, no Estadão, o governo do presidente Lula concordou que uma placa seja instalada na embaixada do Brasil com os dizeres: "[Em 1973] muitos foram presos e torturados pelas forças golpistas, com a participação de agentes da repressão brasileira".

No Brasil e no Chile, Ditadura Nunca Mais", termina a mensagem.

As homenagens

Sendo assim, a homenagem ainda trará a mensagem "Não esqueceremos", além dos nomes dos brasileiros presos e mortos na ditadura chilena: Luiz Carlos de Almeida, Wânio José de Matos, Túlio Quintiliano Cardoso, Jane Vanini, Nilton da Silva e Nelson de Souza Khol.

Segundo a coluna, o grupo 'Viva Chile', que possui mais de 100 membros, retornará ao Chile após quase cinco décadas. Por fim, uma outra placa, com a mesma mensagem, também será colocada na Plaza Brasil, na capital Santiago, no dia 12.