Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Asteroides

Dois asteroides se aproximarão da Terra esta semana, afirmam astrônomos

Descoberta tardia de um dos asteroides revela a necessidade de aprimoração dos sistemas de detecção de objetos próximos à Terra

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 25/06/2024, às 08h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Passarão próximos à Terra esta semana dois asteroides, conforme anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA). Apesar de não representarem riscos de colisão, a descoberta tardia de um deles revela a necessidade de aprimorar os sistemas de detecção de objetos próximos à Terra (NEOs). NEOs, vale destacar, são objetos espaciais cujas órbitas chegam a 45 milhões de quilômetros da órbita terrestre.

Identificado em 17 de outubro de 2011, o asteroide “(415029) 2011 UL21” será o primeiro a passar próximo ao nosso planeta. Ele, que possui diâmetro de 2.310 metros, estará mais perto de nós na próxima quinta-feira, 27, a 6,6 milhões de quilômetros da superfície terrestre.

De acordo com a ESA, a órbita deste asteroide é fortemente inclinada, o que é incomum para um objeto de tamanha proporção. Essa inclinação, conforme aponta o portal Galileu, pode ser resultado de interações gravitacionais com um grande planeta, como Júpiter, que historicamente desvia asteroides que se aproximam da Terra.

O segundo asteroide

O segundo asteroide, “2024 MK”, será visível neste domingo, 29, e foi descoberto recentemente, em 16 de junho. Estima-se que tenha entre 120 e 260 metros de diâmetro e deve passar a 290 mil quilômetros da superfície terrestre, cerca de 75% da distância até a Lua. Será possível observar este asteroide com um pequeno telescópio.

Embora a ESA reitere que não há risco de impacto, um corpo deste tamanho poderia causar danos consideráveis se colidisse com a Terra, especialmente em áreas urbanas ou densamente povoadas.