Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

Baby Yingliang: Relembre a curiosa descoberta de um fóssil de bebê dinossauro

Uma equipe da Universidade de Geociências da China, em Pequim, descobriu o fóssil de um bebê dinossauro, batizado de 'Baby Yingliang'

Ilustração do 'Baby Yingliang', o fóssil de bebê dinossauro - Reprodução/Lida Xing
Ilustração do 'Baby Yingliang', o fóssil de bebê dinossauro - Reprodução/Lida Xing

Em 2021, um estudo publicado na revista científica iScience surpreendeu os amantes de ciência ao revelar a descoberta do fóssil de um embrião de dinossauro ainda dentro do ovo. O bebê em questão, encontrado na China, pertence ao grupo dos terópodes oviraptorídeos, parentes distantes das aves. 

Nos últimos 100 anos, diferentes ovos e ninhos fossilizados de dinossauros foram encontrados, mas é raro descobrir um embrião preservado após milhões de anos. A equipe da Universidade de Geociências da China, em Pequim, foi a responsável por essa descoberta.

Inicialmente adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor da Yingliang Group, o ovo fossilizado acabou guardado como uma raridade e, ao longo do tempo, foi esquecido até ser redescoberto durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.

Os cientistas acreditam que o embrião, encontrado em Ganzhou, no sul da China, tenha pelo menos 66 milhões de anos. Uma vez na mão dos especialistas, o bebê dinossauro recebeu o nome de “Baby Yingliang”.

Ele apresenta 27 cm de comprimento da sua cabeça até a cauda e se encontra num ovo de 17 cm de comprimento. Fascinante!

Análise comportamental

A redescoberta e análise do fóssil proporcionou avanços significativos aos pesquisadores, revelando uma nova posição embrionária em dinossauros. Os estudos indicaram que o embrião estava posicionado no ovo com a cabeça apoiada no ventre, as pernas estendidas para os lados e as costas enroladas.

'Baby Yingliang', o fóssil de bebê dinossauro - Reprodução/iScience/Xing et al

Em comparação com outros embriões de oviraptorídeos em estágio avançado, é possível que este grupo tenha desenvolvido uma postura semelhante à das aves no final da incubação.

Steve Brusatte, um paleontólogo que participou da equipe de pesquisa, mencionou em seu perfil do X (antigo Twitter) que o embrião era “um dos fósseis de dinossauros mais impressionantes” que já viu, notando que estava quase pronto para eclodir.

Na época, os cientistas disseram que planejavam prosseguir com estudos avançados de imagem para investigar a anatomia interna detalhada do embrião.