Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Drogas psicodélicas

Drogas psicodélicas podem ser adotadas por empresas nos EUA

A cetamina já é utilizada no ambiente de trabalho de algumas empresas do país

Éric Moreira Publicado em 16/08/2022, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Drogas sintéticas já são usadas em ambiente de trabalho nos Estados Unidos - Foto por Steve Buissinne pelo Pixabay
Drogas sintéticas já são usadas em ambiente de trabalho nos Estados Unidos - Foto por Steve Buissinne pelo Pixabay

O uso de drogas no ambiente de trabalho ainda é considerado um tabu nos Estados Unidos, mas é um costume que vem começado a se popularizar nos últimos anos. Assim, algumas empresas têm começado a adotar o uso de cetamina em terapia assistida a seus funcionários, o que vem impactando positivamente a qualidade de saúde deles.

A cetamina é uma medicação vendida legalmente nos Estados Unidos para uso médico, utilizada principalmente para induzir e manter a anestesia. No entanto, alguns estudos mais recentes descobriram que a substância também é útil no tratamento para a depressão e outras doenças psíquicas — que aumentaram ao longo do primeiro ano da pandemia, o que torna cada vez mais atrativo o uso de substâncias em um contexto terapêutico.

Shane Metcalf, cofundador e diretor na desenvolvedora de softwares 15Five, conta que planeja tornar sua empresa a primeira de tecnologia do país a oferecer benefícios psicodélicos, ainda esse ano.

A companhia, por sua vez, estaria seguindo mesmo modelo da marca de sabonetes Dr. Bronner's, que foi uma das primeiras de todo o país a testar o novo tratamento, segundo informações apuradas pela Folha de São Paulo. 

Não estamos falando de uso recreativo", lembra Shane Metcalf. "É uma experiência completamente diferente tomá-la com um terapeuta que o está orientando e permitindo que você adquira uma nova perspectiva."

Por que adotar o tratamento?

Segundo Steven Huang, funcionário da interseção de diversidade, equidade e inclusão e psicodélicos na Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos, fazer da terapia psicodélica um benefício para os funcionários ajuda a resolver "muitos problemas" em torno da acessibilidade à substância e segurança de uso, além de ajudar a quebrar os estigmas em torno do tema, como informado pela Folha de S. Paulo.

Além do mais, o profissional, que trabalhou também no RH de empresas de tecnologia maiores como o Facebook e a Square, viu outras companhias oferecerem diferentes serviços para auxiliar no bem-estar de seus funcionários. Ele ainda acrescenta que a terapia assistida com cetamina é, além de acessível, extremamente funcional.

Assim, Steve Huang e Shane Metcalf ainda concordam que a terapia pode ser especialmente útil para líderes, visto que os psicodélicos podem deixá-los mais abertos à novas ideias, além de mais compassivos. Metcalf ainda prevê que, com o tempo, cada vez mais empresas adotarão benefícios psicodélicos nos próximos anos:

Quando você tem pessoas se curando, [elas] vão tratar as pessoas melhor. Vão se preocupar mais com o ser humano como um todo, em vez de vê-los como engrenagens transacionais na máquina", diz Shane. "Existe uma maneira melhor de fazer negócios."

O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.