Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

É hoje! Egito promove desfile histórico de múmias da realeza

Em um evento nunca antes visto no país, os restos de 22 antigos governantes irão participar da rica Parada de Ouro dos Faraós

Pamela Malva Publicado em 03/04/2021, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa da tampa do sarcófago de Tutancâmon - Divulgação/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa da tampa do sarcófago de Tutancâmon - Divulgação/Pixabay

Datadas de diferentes Eras do Egito Antigo, as múmias de 22 importantes líderes irão protagonizar a mais nova Parada de Ouro dos Faraós, um desfile inédito na história. Segundo a BBC, a esperada procissão acontecerá na noite deste sábado, 03, no Cairo.

No total, os restos mumificados de 18 faraós e 4 rainhas farão parte do evento, que deverá ser transmitido ao vivo. As múmias, então, serão transportadas do Museu Egípcio até o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia, em um trajeto de 5 km.

De acordo com a organização do desfile, os faraós e rainhas serão apresentados na ordem cronológica de seus reinados. Dessa forma, a passeata deverá começar com os restos de Seqenenre Taa II, da 17ª dinastia, e terminar com Ramses IX, do século 12 a.C.

Pensando no estado de preservação de múmias tão antigas, inclusive, o evento irá contar com uma logística impressionante. Além de repavimentarem as ruas por onde o desfile irá passar, os responsáveis pela Parada ainda criaram caixas especiais, cheias de nitrogênio, a fim de proteger ao máximo o estado de conservação dos restos mortais.

Ainda mais, do lado de fora, cada uma das 22 múmias deverá ser transportada em um veículo bastante decorado, que contará com amortecedores. Os carros também devem ser cercados por uma carreata temática, com réplicas de carros de guerra, por exemplo.

Imagem meramente ilustrativa de sarcófago / Crédito: Divulgação/Pixabay

Novo lar para os governantes

O desfile só acontecerá porque, de fato, as múmias serão transferidas de um museu para o outro. Sendo assim, os restos de Ramsés II e da Rainha Hatshepsut se tornarão novas atrações do Royal Hall of Mummies, no Museu Nacional da Civilização Egípcia.

Uma vez transportadas na Parada, as múmias serão instaladas em sua nova exibição, que deverá ser aberta ao público no dia 18 de abril. Nesse sentido, a curadoria da instituição promete que o salão dos reis e rainhas irá enviar seus visitantes diretamente para o Vale dos Reis, em Luxor, através de sua minuciosa ambientação.

Ainda de acordo com a BBC, as autoridades egípcias esperam que, com inauguração prevista ainda para este mês de abril, o novo museu deverá movimentar o turismo do país, que foi intensamente abalado pela pandemia do Coronavírus.