Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Ecstasy e cogumelos alucinógenos são liberados para uso médico na Austrália

Decisão foi anunciada pela agência antidrogas da Austrália nesta sexta-feira, 3

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/02/2023, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Joanna Gawlik por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Joanna Gawlik por Pixabay

A agência antidrogas da Austrália comunicou, nesta sexta-feira, 3, a liberação do ecstasy e de cogumelos alucinógenos para uso médico. As drogas poderão ser prescritas por psiquiatras como tratamento de depressão e estresse pós-traumático.

De acordo com a agência de notícias AFP, a decisão foi tomada depois que a administração australiana encontrou "evidências suficientes de potenciais benefícios em certos pacientes". A manipulação das substâncias poderá ser feita partir do mês de julho.

Como ressaltou a fonte, ambas as drogas encontram-se atualmente proibidas na país e podem ser usadas apenas em ensaios clínicos rigorosamente controlados.

Entusiasmo entre especialistas

O anúncio deixou profissionais de saúde bastante entusiasmados. É o caso de Mike Musker, especialista em saúde mental da University of South Australia ouvido pela AFP. Ele aponta que essas drogas "diminuem as inibições" e podem auxiliar as pessoas a processar imagens e lembranças difíceis.