Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elon Musk

Elon Musk diz que a IA é seu maior medo: 'Nenhum de nós terá emprego'

Em sua participação remota no VivaTech 2024, em Paris, o empresário compartilhou suas previsões para um futuro dominado pela IA

Elon Musk - Getty Images
Elon Musk - Getty Images

Durante uma conferência de tecnologia nesta quinta-feira, 23, o empresário Elon Musk afirmou que a inteligência artificial irá ocupar todos os empregos no futuro. “Provavelmente, nenhum de nós terá emprego”, disse o dono da rede social X, antigo Twitter. 

Conforme repercutido pela CNN Brasil, a previsão foi feita durante a VivaTech 2024, sediada em Paris. Em sua participação remota, o criador da Tesla descreveu um futuro onde os empregos seriam “opcionais”.

Se você quiser um trabalho que seja como um hobby, você pode ter um trabalho. Mas, caso contrário, a IA e os robôs fornecerão quaisquer bens e serviços que você desejar.”, disse Musk

Ele afirmou que, para que essa situação fosse viável, seria necessário um “rendimento universal elevado”, que difere do rendimento básico universal, embora ele não tenha detalhado como isso seria alcançado. “Não haveria escassez de bens ou serviços”, acrescentou.

Nos últimos anos, a capacidade da inteligência artificial têm aumentado rapidamente, deixando reguladores, empresas e consumidores ainda em processo de descoberta sobre como utilizar essa tecnologia de maneira responsável.

Previsões

Com o passar do tempo, também cresceram as preocupações sobre como indústrias e empregos serão afetados à medida que a inteligência artificial se expande no mercado.

Em janeiro, pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT descobriram que o uso da inteligência artificial nos ambientes de trabalho ocorre de forma mais lenta do que alguns previam e temiam.

O relatório indica ainda que a maioria dos empregos considerados vulneráveis ​​à IA não apresentavam benefícios econômicos suficientes para os empregadores automatizarem naquele momento.

Especialistas também acreditam que muitos empregos que demandam alta inteligência emocional e interação humana não serão substituídos, como profissionais de saúde mental, criativos e professores.

Transformações

Ainda durante a palestra dessa quinta-feira, 23, Musk falou abertamente sobre suas preocupações com a IA, que ele considera seu maior medo. Na ocasião, ele citou a “Culture Book Series” de Ian Banks, uma representação utópica fictícia de uma sociedade governada por tecnologia avançada, como a visão mais realista e “a melhor visão de uma IA futura”.

Contudo, em um futuro sem emprego, Musk levantou a questão de se as pessoas se sentiriam emocionalmente realizadas.

A questão será realmente de significado – se o computador e os robôs podem fazer tudo melhor do que você, a sua vida tem sentido? Acho que talvez ainda haja um papel para os humanos nisso – na medida em que podemos dar significado à IA.”, concluiu Musk.