Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Wolverine

Em 100 anos, wolverine é visto pela segunda vez na Califórnia

O animal serviu de inspiração para a criação do personagem da Marvel

Redação Publicado em 06/06/2023, às 16h40 - Atualizado às 17h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wolverine encontrado na Califórnia - Divulgação / National Park Service
Wolverine encontrado na Califórnia - Divulgação / National Park Service

Um carcaju, também conhecido como glutão ou wolverine, foi avistado três vezes em maio no leste da Sierra Nevada, na Califórnia, de acordo com as autoridades locais. Essa ocorrência é extremamente rara, já que o animal foi avistado apenas uma vez no estado nos últimos 100 anos.

Foi esse animal que serviu de inspiração para o personagem Wolverine da Marvel. Embora os carcajus sejam nativos da Califórnia, eles praticamente desapareceram do estado desde a década de 1920. A diminuição da população desses animais ainda não é totalmente compreendida, mas os especialistas acreditam que a caça para obtenção de peles tenha contribuído para o desaparecimento da espécie.

Entre 2008 e 2018, uma espécie de wolverine foi avistado na Floresta Nacional de Tahoe, de acordo com as autoridades. No entanto, o carcaju avistado no mês passado provavelmente não é o mesmo, pois a expectativa de vida desses animais geralmente é de 12 a 13 anos.

As autoridades afirmaram que o animal foi visto duas vezes na Floresta Nacional de Inyo e uma vez no Parque Nacional de Yosemite. Aparentemente, trata-se de um jovem macho em busca de uma companheira, de acordo com o G1.

"É realmente empolgante e surpreendente”, disse Daniel Gammons, cientista ambiental sênior do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.

Características curiosas

Os carcajus machos percorrem territórios enormes, cobrindo facilmente várias centenas de quilômetros quadrados. A forte nevasca deste inverno no oeste pode ter criado "pontes de habitat" que permitiram ao animal explorar a região, explicou Gammons.

Os especialistas acreditam que esse tipo pode ter viajado de regiões muito distantes, como o Canadá e o Alasca. Agora, os funcionários de vida selvagem estão tentando coletar amostras de cabelo ou fezes do glutão para realizar testes genéticos. Essa espécie é o maior membro terrestre da família das doninhas e está listada como ameaçada pela Lei de Espécies Ameaçadas da Califórnia.