Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Califórnia aprova projeto que legaliza prática da compostagem humana

Californianos poderão optar pelo método funerário a partir do ano de 2027

Redação Publicado em 24/09/2022, às 08h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay

O estado americano da Califórnia oferecerá, a partir de 2027, uma nova possibilidade de funeral a seus cidadãos: a compostagem humana. A prática já é legalizada nos estados de Washington, Colorado, e Oregon, onde há empresas que oferecem serviço.

Segundo informações do UOL, a Redução Orgânica Natural (NOR na sigla em inglês), ou compostagem humana, consiste em depositar o corpo em um recipiente reutilizável arejado e cercado com lascas de madeira. Dessa forma, o ambiente se torna propício para o desenvolvimento de micróbios e bactérias, resultando em uma decomposição completa no solo em cerca de um mês.

Opção mais sustentável

O método vem sendo defendido como uma opção mais sustentável, uma vez que as cremações liberam enormes quantidades de monóxido de carbono.

Com as mudanças climáticas e o aumento do nível do mar como ameaças muito reais ao nosso meio ambiente, este é um método alternativo de disposição final que não contribuirá com emissões para nossa atmosfera", decarou a deputada Cristina Garcia, do partido democrata.

Um projeto de lei, que foi sancionado pelo governador do estado, Gavin Newson, no último domingo, 18, agora autoriza todos os moradores da Califórnia a optarem pelo novo método.

De acordo com a fonte, porém, o texto apresenta algumas proibições. A primeira delas é a de que mais de um corpo seja colocado em uma mesma instalação, exceto em caso de familiares. A lei também proíbe a venda de solo e uso deste para cultivo de gêneros alimentícios em locais destinados à compostagem humana.