Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fenerbahçe

Em jogo contra time ucraniano, torcedores turcos se manifestam pró-Putin

Na derrota para o Dínamo de Kiev, torcida do Fenerbahçe saudou o nome de Vladimir Putin; embaixador ucraniano condenou atitude: “É muito triste escutar”

Redação Publicado em 28/07/2022, às 12h25

Lance da partida entre Fenerbahçe e Dínamo de Kiev - Getty Images
Lance da partida entre Fenerbahçe e Dínamo de Kiev - Getty Images

Na tarde de ontem, 27, Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Fenerbahçe (Turquia) duelaram em Istambul em busca de uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. A partida acabou com vitória e classificação da equipe ucraniana por 2x1. 

Entretanto, o que mais chamou a atenção no confronto não foi a vitória suada do Dínamo na prorrogação, mas sim a atitude da torcida do Fener após sua equipe sair atrás do placar.

Aos 57 minutos, Vitaliy Buyalskyi balançou as redes e provocou os torcedores locais, que responderam gritando o nome do presidente russo Vladimir Putin

Atitude condenável

O ato não foi bem visto por Vasil Bodnar, embaixador da Ucrânia na Turquia, que condenou o gesto em suas redes sociais. "O futebol é um jogo justo, e é muito triste escutar de torcedores do Fenerbahçe palavras de apoio ao assassino que bombardeia nosso país."

Segundo explica matéria publicada pela Folha de S. Paulo, embora seja membro da OTAN, a Turquia possui boas relações com os russos e, portanto, vem atuando na frente diplomática para que seja restabelecida a exportação de grãos entre os países. Atuando ao lado da ONU, Ancara mediou um acordo selado recentemente pelas nações.