Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Faixa de Gaza

Embaixada envia suprimentos para bebê palestino-brasileira em Gaza

Aylin Ramadan, de apenas oito meses, é uma das pessoas que está em Khan Yunis à espera de resgate do Itamaraty

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 18/10/2023, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A pequena Aylin Ramadan, de apenas oito meses - Reprodução
A pequena Aylin Ramadan, de apenas oito meses - Reprodução

Desde a última terça-feira, 17, o Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, passou a enviar comida e água para as famílias de brasileiros em situação de risco ao sul da Faixa de Gaza. O Itamaraty já se movimenta para regatar 26 pessoas da área conflagrada.

Conforme aponta a coluna de Mônica Bergamo na Folha, uma destas pessoas que receberam suprimentos é a bebê palestino-brasileira Aylin Ramadan, de apenas oito meses, que está na cidade de Khan Yunis. As autoridades brasileiras conseguiram disponibilizar fraldas, medicamentos e leite em pó.

Recebemos essa doação do governo do Brasil. A Aylin estava muito doente. Recebemos fralda, leite e remédio para ela. Te agradeço muito", confirmou Reem Said Rabee, mãe da menina, em vídeo enviado a diplomatas brasileiros.

As pessoas que esperam pela repatriação passaram a enviar vídeos para relatarem a situação calamitosa que estão enfrentando. Ainda na terça, em entrevista à Bergamo, Hasan Said Rabee informou que o grupo só dispunha de água salgada para beber e que as condições pioraram a cada dia que se passava. "Estamos sem luz, e água só tem salgada [para beber]. A comida está acabando".

A espera do Itamaraty

Atualmente, 26 pessoas esperam pelo resgate do Itamaraty: 16 delas — incluindo Aylin — estão abrigadas na cidade de Khan Yunis; o restante se encontra em Rafah, localizada a cerca de 10 quilômetros da fronteira com o Egito.

+ Avião que deve retirar brasileiros de Gaza decola em direção ao Egito

Nesta manhã, dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) deixaram Roma rumo ao Egito e Israel. Uma das aeronaves resgatará brasileiros em Tel Aviv e a outra levará kits médicos e purificadores de água para Al-Arish — que fica perto da fronteira com a Faixa de Gaza. O avião que chegará no Egito só voltará ao Brasil quando os brasileiros conseguirem cruzar a fronteira e chegarem até o Cairo.