Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / ONU

Embaixador de Israel na ONU usa estrela da era nazista em protesto

O embaixador declarou que irá usar a estrela até que os membros do Conselho de Segurança da ONU condenem as ações do Hamas em Israel

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 31/10/2023, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O embaixador de Israel usando a estrela - Getty Images
O embaixador de Israel usando a estrela - Getty Images

O embaixador de Israel nas Nações Unidas criticou a organização por não condenar os ataques do Hamas, enquanto usava uma estrela amarela da era nazista como um lembrete do que ocorreu com os judeus no passado, quando o "mundo" permaneceu em silêncio.

Em um discurso realizado na segunda-feira, 30, perante o Conselho de Segurança da ONU, Gilad Erdan comparou a ação do Hamas em 7 de outubro ao sofrimento que seu avô Chaim e os filhos dele enfrentaram quando foram levados para Auschwitz pelos nazistas.

Quando seus bebês foram enviados para as câmaras de gás, o mundo ficou em silêncio. Quando seus corpos foram queimados junto com milhões de outras crianças judias, o mundo ficou em silêncio", declarou Erdan, de acordo com o New York Post.
Hoje, depois que bebês judeus inocentes foram queimados vivos, este Conselho ainda está em silêncio. Alguns de vocês não aprenderam nada nos últimos 80 anos. Alguns de vocês esqueceram por que esse órgão foi criado", afirmou.

Estrelas douradas

O embaixador, assim como sua delegação, então mostrou aos presentes estrelas douradas semelhantes às que os judeus foram forçados a usar pela Alemanha nazista durante o Holocausto, a fim de lembrar ao grupo por que elas foram criadas.

Assim como meus avós e os avós de milhões de judeus, a partir de agora minha equipe e eu usaremos estrelas amarelas", disse Gilad ao Conselho enquanto se levantava e colocava a estrela com a inscrição "Nunca mais".

Em seguida, o embaixador destacou: "Vamos usar esta estrela até que vocês acordem e condenem as atrocidades do Hamas". Ele ainda afirmou que a única solução buscada pelo Hamas é "a solução final" e que o objetivo do grupo extremista é eliminar os judeus em Israel.