Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chip

Empresa de Musk mostra 1º paciente jogando xadrez com a força da mente

A empresa Neurolink compartilhou na rede social X um vídeo do primeiro paciente com chip cerebral jogando xadrez usando a mente

Isabelly de Lima Publicado em 21/03/2024, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do paciente jogando xadrez com o poder da mente - reprodução / X / @neuralink
Imagens do paciente jogando xadrez com o poder da mente - reprodução / X / @neuralink

A empresa Neuralink, de chips cerebrais fundada por Elon Musk, realizou uma transmissão ao vivo na quarta-feira, 20, mostrando seu primeiro paciente implantado com um chip jogando xadrez online usando apenas a mente.

Noland Arbaugh, um paciente de 29 anos que ficou paralisado após um acidente de mergulho, foi visto jogando xadrez em seu laptop e controlando o cursor com o dispositivo Neuralink.

Durante a transmissão, ao lado do engenheiro da Neuralink, Bliss Chapman, postada na rede também de Musk, a X (antigo Twitter),  Arbaugh explicou como conseguiu mover o mouse no jogo apenas com seus pensamentos.

A cirurgia foi super fácil”, disse Arbaugh, referindo-se ao procedimento de implante. “Recebi literalmente alta do hospital um dia depois. Não tenho deficiências cognitivas”.

Arbaugh recebeu o implante da Neuralink em janeiro, conforme anunciado por Musk no mês passado, repercute a CNN.

Problemas da Neuralink

No mês anterior, a Reuters relatou que inspetores da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA encontraram questões relacionadas à manutenção de registros e controle de qualidade em experimentos com animais na Neuralink.

Tudo isso em menos de um mês após a empresa afirmar que havia obtido autorização para testar seus implantes cerebrais em humanos. Na época, a empresa não respondeu às perguntas sobre a inspeção realizada pela FDA.