Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Foca

Enquanto treinava na Califórnia, triatleta olímpico foi mordido por foca

Felizmente, o homem conseguiu abrir boca da foca e nadar até a praia

Redação Publicado em 16/09/2022, às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de atleta com foca - Reprodução/Vídeo/Super League Triathlon
Imagem ilustrativa de atleta com foca - Reprodução/Vídeo/Super League Triathlon

Durante treino na praia de Zuma, na Califórnia, um triatleta olímpico português foi mordido por uma foca. Após o ataque, o homem conseguiu controlar o animal e nadou até a praia.

Vasco Vilaça, de 22 anos, foi atingido no braço direito e na mão esquerda. Ele contou, como repercutido pelo jornal Extra que tentou afastar a foca sem agressividade, mas uma onda a empurrou para cima de seu corpo, foi aí que o animal mordeu seu braço.

“Estava nadando e tive o azar de ir em direção à foca. Ela começou a vir contra mim, ficou perto e parecia um cão me farejando. Tentei afastá-la, devagar e sem agressividade, mas uma onda empurrou-a para cima de mim. Foi então que [o animal] se assustou e mordeu o meu braço, e não queria largar”, contou.

Apto a participar de provas

O atleta conseguiu retornar à praia ao ser empurrado pelas ondas e ainda conseguiu abrir a boca da foca. Lá, ele foi socorrido por salva-vidas e depois foi levado a um hospital, onde recebeu tratamento para os ferimentos.

Vasco é campeão do mundo em 2017, de juniores em Kitzbuhel, Áustria, e vice-campeão do mundo, em 2020, de elites em Hamburgo, Alemanha. Mesmo após o incidente, ele foi considerado apto a participar da prova deste fim de semana.