Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pompeia

Escavação em Pompeia encontra vítimas de terremoto pré-Vesúvio

Os restos mortais de dois homens na casa dos 50 anos foram achados bem preservados sob uma parede desmoronada; veja fotos!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 16/05/2023, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos mortais encontrados em Pompeia - Reprodução/Video
Restos mortais encontrados em Pompeia - Reprodução/Video

Os restos mortais de duas pessoas foram encontradas nas ruínas da antiga cidade romana de Pompeia. Acredita-se que as vítimas morreram em decorrência do terremoto que antecedeu a erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C

+ Chuvas de pedra, gases tóxicos e avalanche: O infernal último dia em Pompeia

A descoberta aconteceu durante escavações na Insula dei Casti Amanti, uma área composta por um aglomerado de casas e uma padaria. Os esqueletos supostamente pertencem a dois homens que estavam na casa dos 50 anos

Apesar do tempo, os restos mortais, que foram encontrados sob uma parede desmoronada, estavam bem preservados. Conforme repercutido pelo The Guardian, as fraturas ósseas apontam que uma das vítimas sofreu múltiplos ferimentos quando o prédio em que buscava abrigo desmoronou.

Escavações em Pompeia encontraram os restos mortais de duas pessoas/ Crédito: Reprodução/Video

Acredita-se que o homem tenha levantado o braço para tentar conter a parede que caiu — o que provavelmente ocorreu antes da chegada das correntes piroclásticas (compostas de gases quentes e detritos viajando em alta velocidade) que soterraram a cidade romana. 

O ‘inferno’ de Pompeia

Com a recente descoberta, Gabriel Zuchtriegel, diretor do parque arqueológico de Pompeia, declarou que o achado ajuda dimensionar "o inferno" que foi a tragédia. "Como alguns dos arqueólogos disseram, a descoberta é muito fundamentada, pois eles estão efetivamente desenterrando seres humanos, o que é triste".

A mortalidade humana é tão frágil… em Pompeia, o avanço das técnicas de escavação nos ajuda a ver com mais clareza o inferno que destruiu a cidade em dois dias", prosseguiu. 

Além dos restos mortais, um colar e seis moedas datadas de meados do século 2 a.C. também foram achadas na mesma sala. 

Escavações em Pompeia encontraram os restos mortais de duas pessoas/ Crédito: Reprodução/Video