Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escavações na Bélgica revelam vagão ferroviário de 1930

O curioso objeto da década de 1930 foi descoberto durante escavações para construção de linha ferroviária em Antuérpia, na Bélgica

Éric Moreira Publicado em 26/03/2024, às 09h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vagão ferroviário de quase um século encontrado na Bélgica - Divulgação/Oosterweel verbinding
Vagão ferroviário de quase um século encontrado na Bélgica - Divulgação/Oosterweel verbinding

No começo deste mês, arqueólogos da cidade de Antuérpia, na Bélgica, descobriram um vagão ferroviário britânico da década de 1930. O feito ocorreu durante escavações para obras para a rota Oosterweel Link, um projeto viário da região.

Segundo comunicado da Oosterweel verbinding, o vagão é da London North Eastern Railway (LNER), uma das quatro grandes empresas ferroviárias de Londres que operava entre 1923 e 1948. A companhia cobria as áreas ao norte e leste da capital inglesa — o que levanta dúvidas sobre como o vagão teria chegado à Bélgica.

Vale mencionar ainda que a LNER foi nacionalizada em 1948, com outras empresas ferroviárias de Londres, e assim foi formada a British Railways.

+ A história por trás da carruagem de 2.000 anos enterrada com restos de dois cavalos

Conforme descrito pelo Heritage Daily, nas laterais, podem ser identificadas as inscrições "… REMOÇÃO DE NITURE PARA CASA" (em português), "informe-se em qualquer estação", "BK 1820" e "LNER".

No comunicado, também é explicado que a inscrição "BK 1820" indica que o vagão era um Container Conflat BK 1820, com deck de madeira e geralmente usado para remoção de móveis. Muitos destes vagões serviram também para transportar gado, entretanto, foram convertidos em contêineres depois de uma queda no tráfego de gado.

Como foi parar na Bélgica?

Ao Heritage Daily, um representante da Oosterweel verbinding disse que a chegada do vagão na Bélgica e por que ele foi enterrado "permanece um mistério".

Pode ter sido utilizado como espaço de armazenamento quando o Castelo Norte [local de uma fortaleza do século XIX] se tornou um local de lazer", reflete.