Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alpes

Especialistas alertam que montanha nos Alpes corre risco de desabar

De acordo com estudo, a fenda do monte Hochvogel está em constante abertura, facilitando um deslizamento

Penélope Coelho Publicado em 27/12/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do monte Hochvogel - Wikimedia Commons
Fotografia do monte Hochvogel - Wikimedia Commons

De acordo com um estudo publicado pela revista científica Earth Surface Processes, pesquisadores identificaram que uma fratura localizada no topo do monte do Hochvogel, nos Alpes, está abrindo de maneira muito rápida. As informações são do site Phys.

 “Todo o cume de Hochvogel de 2.592 mil metros de altura é cortado por uma fenda de cinco metros de largura e trinta metros de comprimento. [a fenda] Continua abrindo até meio centímetro por mês”, disseram os especialistas.

Sabe-se que a grande montanha está localizada entre a Alemanha e a Áustria. Segundo revelado na publicação, a descoberta sobre a constante abertura na fenda revela um perigo de deslizamento.

Os cientistas acreditam que 260 mil metros cúbicos de rochas possam cair sobre o vale de Hinterhornbach, na parte austríaca. Através de uma análise realizada a partir da vibração ressonante de dentro da rocha, os especialistas concluíram que uma ruptura na estrutura da montanha pode acontecer brevemente.

Contudo, os estudiosos não sabem ao certo quando o desabamento irá acontecer. Mas, os pesquisadores tranquilizaram a população dizendo que o possível deslizamento não irá representar perigo para os habitantes da região.