Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Esquecida por 5 séculos, obra é vendida por R$17 milhões

‘O anjo protetor da família’ foi pintado por Bernhard Strigel em 1520

Fabio Previdelli Publicado em 07/02/2022, às 13h47

O quadro ‘O anjo protetor da família' - Divulgação/@artpaugee
O quadro ‘O anjo protetor da família' - Divulgação/@artpaugee

Durante anos, uma família burguesa de Toulouse, na França, guardou uma obra que foi batizada de ‘O anjo protetor da família’. O que não sabiam, porém, é que a pintura feita pelo alemão Bernhard Strigel em 1520 poderia ser tão valiosa assim. 

Na última sexta-feira, 4, o quadro foi arrematado por mais de 2,8 milhões de euros (algo na casa dos R$17 milhões). De acordo com Pauline Maringe, representante da casa de leilões Artpaugée, a obra estava empilhada junto a outras pinturas em cima de uma cama no quarto de um apartamento da família, que fica na cidade francesa. 

Em 2021, conforme aponta a AFP, a família pediu para que uma análise fosse feita em seu inventário, o que incluía o quadro. "Quando a vi, estava em um estado de conservação excepcional para uma pintura de cinco séculos. Nós a entregamos ao nosso especialista, que a autenticou", diz Pauline.

De início, a obra de mais de 500 anos foi avaliada entre 600 mil e 800 mil euros. Porém, no leilão, ela atingiu um valor muito maior. "O comprador não quis revelar sua identidade, é uma instituição", relatou a representante. 

Acredita-se que o responsável pela compra tenha sido o Museu do Louvre de Abu Dhabi. Segundo a AFP, a instituição adquiriu, recentemente, um outro quadro que fazia parte do mesmo conjunto, que também possui a figura de um anjo. 

Os dois anjos parecem peças de um retábulo. Não se sabe onde está a parte central", explicou Maringe.