Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma

Estátua de mármore 'excepcional' de 2.000 anos é encontrada na Itália

Estátua romana em um fascinante estado de conversação foi localizada por arqueólogos na Itália

Redação Publicado em 29/09/2023, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da estátua encontrada na Itália - Divulgação/Antonio Pizzo
Registro da estátua encontrada na Itália - Divulgação/Antonio Pizzo

Na reta final de 2023, arqueólogos fizeram uma fascinante descoberta para os amantes de arqueologia. No sítio arqueológico da antiga cidade de Tusculum, na Itália, os pesquisadores se depararam com uma estátua de mármore 'excepcional' de 2.000 anos.

Embora não apresente a cabeça ou os braços, a estátua, que representa um corpo feminino, impressionou os pesquisadores pelo estado de preservação.

A estátua

A descoberta foi possível graças a Escola Espanhola de História e Arqueologia em Roma, parte do Conselho Superior de Investigações Científicas, repercute o site Newsweek. 

[Colocar ALT]
Registro da estátua encontrada em antiga cidade romana /Crédito: Divulgação/Antonio Pizzo

A antiga cidade de Tusculum se encontra numa área que ficou conhecida como Colinas Albanas, parte dos arredores de Roma. No passado, o local contava com vilas 'luxuosas' e casas de campo, numa área usada pelos mais afortunados. 

Além disso, com a representação a pele de cervo que cobre os ombros da figura, os pesquisadores teorizam que ela tenha ligação com o culto a Dionísio, deus do vinho. 

"É uma descoberta excepcional. No momento da descoberta, apenas uma parte das costas da estátua estava visível. A pele de cervo que cobre os ombros permite levantar a hipótese de que se trata de uma figura associada ao contexto dionisíaco", comentou sobre a estátua Antonio Pizzo, atual diretor da Escola Espanhola de História e Arqueologia em Roma, em comunicado. 

Com os detalhes da estátua encontrada após escavações, os pesquisadores teorizam que ela seja datada entre metade do século 1 a.C e a metade de 1 d.C.