Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grécia

Estátua quase intacta de 2.700 anos será exposta na Grécia

A estátua feita de mármore é datada do século 7 a.C

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/09/2022, às 15h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da estátua Kore de Thera - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia
Imagem da estátua Kore de Thera - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Uma antiga estátua grega, quase intacta, de 2.700 anos de antiguidade será exposta na ilha grega de Santorini. As informações foram dadas hoje, em declaração do ministério da Cultura grego.

A estátua feita de mármore da ilha de Naxos, é nomeada Kore de Thera e tem 2,5 metros de altura. Quase intacta, a escultura está apenas sem uma parte de seu nariz e cotovelo. Como repercutido pelo UOL, ela é datada do século 7 a.C.

Este é provavelmente um monumento funerário e foi encontrado em um cemitério da antiga cidade de Thera, construída pela civilização dórica no século 4 a.C. 

Segundo o ministério da Cultura grego, a escultura foi descoberta em novembro de 2000. Outras peças semelhantes já foram encontradas no cemitério antes, mas não estavam sob a mesma condição.

"É uma das poucas estátuas de pedra helênicas sobreviventes", disse o ministério.

Exposição

Kore de Thera será apresentada no museu Santorini, durante uma exposição temporária inaugurada no domingo. Santorini é um dos principais destinos turísticos da Grécia.

O local foi atingido por uma erupção vulcânica no final do século 17 a.C, que ocasionou a devastação de uma colônia minoica culturalmente avançada.