Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / James Webb

Estrela em fase rara antes de explodir em supernova é captura por James Webb

O astro WR 124 em fase Wolf-Rayet é analisado pelos astrônomos desde junho de 2022

Redação Publicado em 17/03/2023, às 19h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do astro WR 124 capturada pelo telescópio James Webb (JWST) da NASA - Divulgação / NASA
Imagem do astro WR 124 capturada pelo telescópio James Webb (JWST) da NASA - Divulgação / NASA

Uma estrela em fase rara antes de explodir em supernova foi detectada pelo telescópioJames Webb (JWST) da NASA e o flagra incomum foi divulgado pela agência especial dos Estados Unidos na última terça-feira, 14. As recentes novas descobertas podem ajudar a astronomia a compreender detalhes do início do Cosmos.

Em mais uma das surpreendentes imagens captadas pelo James Webb (JWST) da NASA, é possível ver um astro em tons de rosa e vermelho. De nome WR 124, ele possui 30 vezes a massa do sol e está localizado na constelação de Sagitário.

Nos registros é visível o astro WR 124 em fase Wolf-Rayet, condição na qual ele perde camadas externas que provocam auréolas luminosas de gás e poeira. Como repercutido pelo O Globo, a poeira cósmica se mantém ao redor da estrela e brilha numa luz infravermelha quando o gás ejetado por ela se esfria.

Início do Cosmos

O astro, que está localizado a uma distância de 15 mil anos-luz do planeta Terra, é analisado pelos astrônomos desde junho de 2022. Ainda segundo a fonte, de acordo com a Nasa, antes do telescópio Webb, os astrônomos não tinham informações o suficiente, detalhadas, para explorar questões relacionadas a produção de poeira no universo.

As recentes descobertas podem ajudar, também, a astronomia a compreender detalhes sobre o início do Cosmos.