Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Estudante de 12 anos descobre pepita de ouro em mina abandonada durante excursão

Excursão escolar à Mina de Ouro Tancredo Neves, em São João Del Rei (MG), revelou grande surpresa; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 11/07/2023, às 10h10 - Atualizado às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pepita de ouro descoberta e imagens da excursão escolar - Reprodução/Arquivo Pessoal/Junio César Oliveira Martins
Pepita de ouro descoberta e imagens da excursão escolar - Reprodução/Arquivo Pessoal/Junio César Oliveira Martins

Excursões escolares sempre são uma grande oportunidade a estudantes, independente de suas idades, permitindo-lhes um contato a mais com o que é estudado em sala de aula muitas vezes. Porém, uma turma de 41 alunos da cidade de Carmo do Rio Claro (MG), teve uma excursão mais que especial recentemente, em visita à Mina de Ouro Tancredo Neves, uma mina abandonada em São João Del Rei.

Isso porque, conforme noticiado pelo g1, um dos alunos do Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro, o estudante Álvaro Henrique, de 12 anos, realizou uma impressionante descoberta. Durante a visita, o jovem encontrou uma pepita de ouro, achado este que surpreendeu até mesmo aqueles que trabalham no local.

Em entrevista ao portal de notícias, o professor de História responsável pela turma na excursão, Junio César Oliveira Martins, contou que o passeio tinha planos para as cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes:

"Como amante da história, sempre procuro integrar passeios culturais com as matérias lecionadas. [...] A descida até o fundo da mina já revelava um clima de muita adrenalina e entusiasmo pelos alunos, e os 60 metros de profundidade foram logo alcançados", afirma.

Achado inusitado

Conforme narrado pelo professor, foi ao descer os 60 metros da mina que seu aluno notou um brilho diferente em uma rocha. "Com um senso de observação muito grande, ele percebeu um brilho diferente entre uma rocha, apontou e questionou se era ouro, nosso guia continuou sua explicação, dizendo entre outras coisas que a mina está desativada há décadas", disse o educador.

Porém, insatisfeito com a resposta que obteve, "o aluno insistiu e ao chamar o responsável pela mina, foi constatado que era de fato uma pepita de ouro". O professor de História ainda conta que o responsável pela mina abandonada a desce todos os dias, mas nunca havia notado a pepita em questão.

Vale lembrar que a Mina de Ouro Tancredo Neves é datada do século XVIII, estando há mais de um século desativada. O fragmento encontrado ali, por sua vez, possui aproximadamente 0,5g de ouro, e agora ficará na escola que realizava a excursão.

Pepita de ouro encontrada por estudante de 12 anos durante excursão escolar
Pepita de ouro encontrada por estudante de 12 anos durante excursão escolar / Crédito: Reprodução/Arquivo Pessoal/Junio César Oliveira Martins