Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ferramentas de pedra

Estudo aponta: primeiras ferramentas de pedra possuem mais de 1 milhão de anos

Antigas ferramentas de pedra datadas de 1,4 milhão de anos atrás foram descobertas por pesquisadores em sítio arqueológico na Ucrânia

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 07/03/2024, às 08h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ferramenta de pedra encontrada em Korolevo - Divulgação/Roman Garba
Ferramenta de pedra encontrada em Korolevo - Divulgação/Roman Garba

Um novo estudo revelou que ferramentas de pedra encontradas na Ucrânia, datadas de 1,4 milhão de anos atrás, podem representar a mais antiga evidência sólida de presença humana na Europa. Os fabricantes dessas ferramentas provavelmente não eram Homo sapiens, mas uma espécie intimamente relacionada, agora extinta.

Os cientistas investigaram achados do sítio arqueológico de Korolevo, localizado no oeste da Ucrânia, onde pesquisadores descobriram ferramentas de pedra, como machados, do Paleolítico (entre 2,6 milhões e 10.500 anos atrás), desde que o local foi descoberto em 1974.

As ferramentas em Korolevo foram elaboradas por hominídeos, o grupo que engloba os humanos modernos e espécies extintas mais relacionadas aos humanos do que a qualquer outro animal, mas a espécie específica responsável por sua criação ainda é desconhecida.

Outros hominídeos chegaram à Europa muito antes do Homo sapiens. Enquanto os humanos modernos deixaram a África cerca de 270 mil anos atrás, espécies humanas agora extintas já haviam migrado da África para a Eurásia há pelo menos 1,8 milhão de anos.

Ferramentas mais antigas

De acordo com o portal Live Science, as ferramentas mais antigas em Korolevo eram artefatos de pedra encontrados no leito de um rio e foram elaboradas em um estilo mais primitivo de fabricação de ferramentas, observaram os pesquisadores.

Itens semelhantes foram descobertas nos locais mais antigos conhecidos de ocupação humana na África, Europa e Ásia. Esses artefatos em Korolevo foram enterrados por sedimentos do rio e, posteriormente, cobertos por poeira soprada pelo vento, sendo eventualmente descobertos por trabalhadores em uma pedreira.

Os cientistas descobriram que as primeiras ferramentas de pedra em Korolevo podem ter cerca de 1,4 milhão de anos, o que sugere que o local contém as primeiras evidências conhecidas de hominídeos na Europa.