Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Biologia

Estudo registra mudança de expressão facial de fetos com gosto dos alimentos

Imagens de ultrassom capturaram momentos de reconhecimento de sabor, incluindo um riso após receber alimento específico

Redação Publicado em 24/09/2022, às 11h17 - Atualizado em 06/10/2022, às 08h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ultrassonografia mostra feto sorrindo ao ingerir alimento - Fetap Study / Fetal and Neonatal Research Lab / Durham University
Ultrassonografia mostra feto sorrindo ao ingerir alimento - Fetap Study / Fetal and Neonatal Research Lab / Durham University

Um estudo visando comprovar as habilidades dos fetos de identificar sabores e cheiros ainda quando recebem o alimento no útero de suas mães obteve resultados para lá de curiosos, conforme divulgado pelo Laboratório de Pesquisa Fetal e Neonatal da Universidade de Durham, no Reino Unido.

Os testes, feitos com 100 fetos saudáveis com cerca de 32 a 36 semanas de desenvolvimento, mostraram que eles não apenas reconhecem, mas também reagem ao gosto. As mães foram separadas em dois grupos de 35 e um grupo de 30, este último não sendo exposto a nenhum alimento. Os outros foram divididos com metade ingerindo uma cápsula de cenoura, conhecidamente doce, e outra metade ingerindo uma cápsula de couve, mais amarga.

Para não alterar a constituição de sabor nos testes, ela não ingeriram nenhum alimento ou bebida uma hora antes dos exames. 20 minutos após o consumo das cápsulas, as ultrassonografias 4D foram feitas para ver a reação dos pequenos com os sabores.

Reações curiosas

O grupo que ingeriu a cenoura teve reações significativamente maiores para expressões de alegria, esbanjando sorrisos ao puxar os lábios pelas bochechas. Em paralelo a isso, o grupo da couve contou com bastante mobilização para pressionar o lábio inferior, como uma expressão de nojo ou choro ao experimentar o alimento amargo.

Ultrassonografia mostra feto ao ingerir algo amargo / Crédito: Fetap Study / Fetal and Neonatal Research Lab / Durham University

Em entrevista à CNN, a autora Beyza Ustun explicou que as expressões não apenas comprovam a capacidade de diferenciar os sabores, mas é fundamental para a criação de hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças antes mesmo do nascimento, através da dieta materna.

A essa altura, todos sabemos a importância da alimentação saudável para as crianças. Existem muitos vegetais saudáveis, infelizmente com sabor amargo, que geralmente não são atraentes para as crianças”, acrescentou.

+Confira o estudo completo publicado na revista Psychological Science