Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

EUA: Segundo pedido de impeachment de Trump é apresentado hoje, 25, ao Senado

Com isso, o norte-americano será o primeiro a enfrentar tal processo após deixar o cargo

Redação Publicado em 25/01/2021, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-presidente americano Donald Trump - Getty Images
O ex-presidente americano Donald Trump - Getty Images

De acordo com informações da agência de notícias AFP, divulgadas pelo UOL, os democratas apresentam hoje, 25, ao Senado norte-americano, a acusação formal no segundo julgamento político de impeachment contra Donald Trump, alegando que enquanto ocupou o cargo de maior importância do país, o homem “incitou a insurgência”, referindo-se às invasões ao Capitólio, em 6 de janeiro.

Segundo revelado na publicação, depois de ser acusado pela Câmara de Representantes em 13 de janeiro, o político se tornou o primeiro presidente dos EUA a passar por dois processos de impeachment. E agora, será o primeiro a enfrentar tal processo após já ter deixado seu cargo.

A abertura das acusações está marcada para acontecer na noite desta segunda-feira, por volta das 19h do horário local, ou seja, 21h pelo horário de Brasília. Após a apresentação das acusações, o julgamento em si começará em 9 de fevereiro.

Especialistas acreditam que a possibilidade de condenação seja baixa, já que Trump conta com diversos apoiadores no Senado. Contudo, com a demora no julgamento e a possível nomeação de Janet Yellen como secretária do Tesouro, participantes do gabinete de Biden podem ser confirmados no Senado norte-americano nesse intervalo.

Sobre Donald Trump

Donald Trump nasceu e cresceu no Queens, entre seus quatro irmãos. Seu pai, Fred, é descendente de imigrantes alemães, enquanto sua mãe, Mary Anne, migrou da Escócia em 1930. Na faculdade, recebeu o diploma de bacharelado em economia, pela Wharton University of Pennsylvania, em 1968.

Aos 25 anos, recebeu a empresa de imóveis e construção de seu pai. À frente da Trump Organization, Donald recebeu o título de magnata. Em 2015, anunciou sua nomeação para a presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

Durante sua campanha, Trump usou de discursos de cunho populista e anti-imigração, sempre lembrando seu lema: “Make America great again”. Em 2016, o republicano derrotou a democrata HillaryClinton e se tornou o 45º Presidente dos Estados Unidos. Aos 70 anos, ele foi a pessoa mais velha a assumir o cargo.