Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rainha Elizabeth II

Ex-primeira-ministra Liz Truss ignorou conselho da rainha Elizabeth II

Em seu livro de memórias, que será lançado na próxima semana, Liz Truss admitiu que não deu ouvidos ao conselho da falecida monarca

Redação Publicado em 11/04/2024, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O último encontro de Liz Truss e Elizabeth II - Getty Images
O último encontro de Liz Truss e Elizabeth II - Getty Images

Em seu recém-lançado livro de memórias, Liz Truss relembra o conselho que recebeu da rainha Elizabeth II, quando se encontraram em setembro de 2022 para confirmar Truss como a nova primeira-ministra do Reino Unido. Ela foi a última premiê a servir sob o reinado de Elizabeth

“Acalme-se”, disse a rainha de 96 anos, um conselho que Truss admite não ter seguido após o falecimento da monarca, que deixou a primeira-ministra sem saber como lidar com uma nação em luto, conforme repercutido pelo The Guardian. 

Posteriormente, Truss implementou políticas de mercado livre que resultaram na queda da economia britânica, levando-a perder o cargo 49 dias após ganhar uma votação interna do Partido Conservador para suceder Boris Johnson, e se tornando a primeira-ministra com o mandato mais curto da história.

“Talvez eu deveria ter ouvido” a rainha, escreve Truss em seu livro ‘Ten Years To Save The West’, com lançamento marcado nos EUA e no Reino Unido para a próxima semana.

Conselhos

Sobre seu encontro histórico com a rainha em Balmoral, na Escócia, em setembro de 2022, Truss observa que a monarca “parecia ter ficado mais frágil” desde sua última aparição pública.

Passamos cerca de 20 minutos discutindo política. Ela estava completamente sintonizada com tudo o que estava acontecendo, além de ser tipicamente perspicaz e espirituosa. No final da nossa discussão, ela avisou-me que ser primeira-ministra significa envelhecer incrivelmente. Ela também me deu conselhos: ‘Acalme-se’. Talvez eu devesse ter ouvido.”, escreveu Truss em seu livro. 

Quando a rainha faleceu logo após Truss assumir como sua 15ª e última primeira-ministra, ela relata que a notícia, embora esperada em razão da deterioração da saúde da monarca, causou “um profundo choque”, parecendo “totalmente irreal” para ela, que ficou pensando: “Por que eu? Por que agora?”.

Quando o Reino Unido entrou em luto, Truss assistiu pela televisão com sua família enquanto o caixão da rainha era transportado de Balmoral para Edimburgo. Ela relata que foi “repentinamente dominada pela emoção de tudo isso” e acabou “desabando em lágrimas no sofá”.

E mais uma vez, a tristeza foi misturada com um sentimento de admiração pelo peso do evento e pelo fato de estar acontecendo sob minha supervisão", concluiu a ex-primeira-ministra.