Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gabinete Sete

Exposição Gabinete Sete ocupa antigo prédio da Telefônica antes de retrofit

Exposição ocupa o Edifício 7 de Abril, projetado pelo icônico Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo

Redação Publicado em 05/09/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da Exposição Gabinete Sete - Divulgação/Exposição Gabinete Sete
Registro da Exposição Gabinete Sete - Divulgação/Exposição Gabinete Sete

Para a 11ª edição do Design Weekend SP, festival urbano que promove a Semana de Design em São Paulo, a Refúgio Design, em parceria com o Projeto Kuradoria 177, ocupa o Edifício 7 de Abril, projetado pelo icônico Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo, e apresenta a Exposição Gabinete Sete, de 05 a 20 de setembro, na Rua Basílio da Gama 177, República, São Paulo.

Em sinergia com o  Projeto Kura, agente transformador cultural idealizado pelo produtor Kauê Fuoco, a Refúgio Design ocupa o Saguão Principal do histórico Edifício 7 de Abril, antiga sede da Companhia Telefônica Brasileira (CTB), estatal que operava serviços de telefonia fixa no estado de São Paulo, cuja edificação abrigou a história das telecomunicações por 71 anos, de 1939 a 2010.

A intervenção tem como premissa a valorização da zona central de São Paulo, região que abriga importantes instituições dedicadas à preservação da memória e patrimônio culturais, como o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca, o Theatro Municipal, entre outros. Além das atrações turísticas, o centro reúne edifícios assinados por mestres da arquitetura, cujos espaços têm atraído galerias de arte, estúdios de design, restaurantes e bares premiados.

Emblemático, o Edifício 7 de Abril foi projetado pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo Villares, considerado o maior e mais moderno escritório de arquitetura da cidade de São Paulo, entre a última década do século XIX e as três primeiras décadas do século XX.

Criado pelo célebre engenheiro, arquiteto e educador Ramos de Azevedo, o icônico escritório construiu inúmeros marcos arquitetônicos da cidade, como o Theatro Municipal de São Paulo e o Mercado Municipal de São Paulo. Falecido em 1928, Ramos de Azevedo participou da fundação da Escola Politécnica e foi diretor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Devido à importância de sua obra para a cidade de São Paulo, foi erguido o Monumento a Ramos de Azevedo, em frente ao prédio do Liceu, na Avenida Tiradentes, posteriormente transportado para o campus da Universidade de São Paulo, na Praça Ramos de Azevedo, em frente à Escola Politécnica que ajudou a criar.

Em processo de retrofit para revitalizar a antiga construção, o Refúgio Design  apropria-se do canteiro de obras para criar um espaço imersivo e expositivo, com cenografia e instalações de design e arte.

Ao reaproveitar as condições atuais do Edifício 7 de Abril, onde a ação indelével do tempo se destaca, a ocupação preserva a relevância histórica do espaço ao incorporar e reutilizar de forma criativa os equipamentos corporativos deixados pela extinta empresa, como o mobiliário vintage, além do maquinário secular e os antigos cabos de telefonia.

O coletivo Gabinete Sete, iniciativa do Refúgio Design criado especialmente para a edição do DW!,  acrescenta novas vertentes da arte, do design e da arquitetura. O projeto reúne artistas, designers, artesãos, arquitetos, curadores e ativistas.

O Refúgio Design é uma plataforma colaborativa que estimula a Economia Criativa ao promover designers independentes, incentivar o consumo consciente e a produção sustentável, de forma ambiental e social. Com o propósito de democratizar o acesso ao design autoral, o coletivo abre espaço para conectar criativos e fabricantes, incentivar o intercâmbio de ideias e conhecimentos, capacitar novos talentos, gerar oportunidades  e negócios sustentáveis.

Em seu manifesto “Antes de repensar o futuro, é preciso entender o passado e transformar o presente”, o Gabinete Sete propõe reflexões sobre o processo de deterioração e sucateamento de patrimônios históricos brasileiros que, esquecidos pelo poder público, contam com esforços de outras frentes para não serem completamente perdidos; entre outras aspirações, organiza ações que visam solucionar questões sociais e urbanísticas da região central da cidade de São Paulo.

Para ocupar o Edifício 7 de Abril, foram convidados 19 artistas, designers e marcas criativas: Bia Rezende, Fernanda Romão, Frida Harari Sitton, Gabriel Freitas, Giovana Belinello + Rosângela Ferraz, Juliana Freire + Emilliano Freitas, Luis Bueno, Mundano, Nanda Vilas, Raphael Manfré + Renata Moura, Stefano Gadotti, Tatiana Barthmann + Promex, Victor Correa - VCArtwork, Vítor Ballan + Vivi Rosa.  Os criativos apresentarão trabalhos, instalações artísticas e soluções sustentáveis, derivadas de materiais recicláveis e/ou reaproveitados.

Durante o evento, será realizada a exposição “REFÚGIO DESIGN APRESENTA: GABINETE SETE”, um resgate à pedra fundamental da história dos museus e galerias de arte na forma que os conhecemos hoje: os Gabinetes de Curiosidades. Considerados antecessores dos museus, os gabinetes reuniam curiosidades e objetos raros durante o período do Renascimento, na Europa do século XIV.

Em um processo reflexivo sobre o tempo e o espaço, a exposição convida o público  a exercitar a imaginação para responder à pergunta: “Como seria um Gabinete de Curiosidades dos anos 2022, inserido em uma metrópole tão estimulante como São Paulo?”