Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Feitiços e proteção: Textos egípcios ‘mágicos’ são traduzidos pela primeira vez

Pesquisadores desvendaram os segredos de um conjunto de textos “mágicos” datados entre os séculos 4 e 12 d.C. do Egito Antigo

Isabelly de Lima Publicado em 15/02/2024, às 09h08 - Atualizado às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte de um papiro com símbolos religiosos do arcanjo Miguel - Divulgação / Instituto de Papirologia, Universidade de Heidelberg
Parte de um papiro com símbolos religiosos do arcanjo Miguel - Divulgação / Instituto de Papirologia, Universidade de Heidelberg

Na Alemanha, um grupo de pesquisadores da Universidade de Würzburgo desvendou os segredos de um conjunto de textos "mágicos" do Egito Antigo, datados entre os séculos 4 e 12 d.C. Acreditava-se que os escritos, redigidos em papiro, pergaminho, papel e argila, tinham poderes para curar doenças, amaldiçoar inimigos e até mesmo prever o futuro.

Após cinco anos de pesquisa, os resultados foram publicados no livro "Papyri Copticae Magicae", lançado em novembro de 2023. A obra reúne traduções de diversos textos, revelando um panorama fascinante das práticas e crenças da época.

Cerca de 600 desses textos sobreviveram, mas a maior coleção publicada até o momento continha apenas cerca de 100. O restante estava disperso em livros e artigos, acessível apenas a alguns especialistas", explica Raymond Korshi Dosoo, um dos colaboradores do projeto através de nota.

Os textos, escritos na antiga língua copta, revelam diferentes aplicações da magia no dia a dia dos egípcios antigos. Havia encantos para proteção contra morte e demônios, realização de desejos, feitiços de amor (predominantemente utilizados por homens), e até mesmo para separar casais.

Papel medicinal

A magia também desempenhava um papel crucial na medicina. Papiros com instruções para prevenir febres, dores de cabeça, tratar insônia e auxiliar na gravidez eram comuns, segundo a Galileu.

Esses textos nos dão uma visão direta da vida privada das pessoas na época; eles transmitem suas verdadeiras emoções", afirma Markéta Preininger Svobodova, uma das responsáveis pela tradução.

A transição do Egito para o cristianismo também se reflete nos textos mágicos. Deuses do período faraônico foram transformados em anjos e santos, enquanto entidades malignas persistiam como ameaças.

Os manuscritos são fontes ricas de informações sobre a vida cotidiana e a religião no Egito nos últimos séculos do domínio romano e nos primeiros séculos após a conquista árabe", destaca Dosoo.

Novo volume

A equipe já está trabalhando no volume 2 do livro e recebeu financiamento da Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) para aprofundar os estudos sobre amor, ódio, maldições, desejos e outras emoções presentes nos textos mágicos do Egito Antigo.