Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Planetas alinhados

Fenômeno raro: Cinco planetas mais a Lua estarão alinhados nessa sexta-feira, 24

Os planetas do sistema solar alinhados e a Lua poderão ser vistos a olho nu

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/06/2022, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Planetas podem ser vistos a olho nu - Divulgação/Youtube/Band jornalismo
Planetas podem ser vistos a olho nu - Divulgação/Youtube/Band jornalismo

Cinco planetas do sistema solar, mais a Lua, estarão alinhados nessa sexta-feira, 24. Para apreciar o evento basta ter uma visão limpa do horizonte. Os planetas já são visíveis a olho nu. 

Vênus, Júpiter, Saturno, Mercúrio e Marte podem ser vistos ao mesmo tempo no céu desde o início do mês. Segundo a estadunidense AccuWeather, os planetas podem ser vistos por serem brilhantes o suficiente 

O alinhamento quíntuplo ocorrerá na madrugada dessa sexta-feira, 24. Para observar melhor o raro acontecimento, o melhor horário é 30 minutos antes do nascer do sol. Além disso, a Lua crescente também estará alinhada. Nos próximos dois dias, ela poderá ser vista entre Vênus e Marte, de acordo com a NASA.

Raro acontecimento

A última vez que o espetáculo ocorreu foi em dezembro de 2004 e segundo astrônomos, só poderá ser visto novamente em 2040.

Se comparada à sua última ocorrência, a distância entre Saturno e Mercúrio, está menor, de acordo com a revista americana Sky & Telescope.