Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Filha de Pablo Picasso doa nove obras do artista para museu francês

As peças foram doadas para o Museu Picasso de Paris, que possui grande parte do acerto do pintor

Penélope Coelho Publicado em 22/09/2021, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Picasso em entrevista no ano de 1969 - Divulgação/Youtube/TheArtArchives
Picasso em entrevista no ano de 1969 - Divulgação/Youtube/TheArtArchives

De acordo com informações da AFP, publicadas nesta quarta-feira, 22, a filha do pintor espanhol Pablo Picasso (1881 – 1973), Maya Ruiz Picasso, de 86 anos, decidiu doar nove obras de seu pai para a França.

Além de evitar altos impostos aos herdeiros da família Picasso por questões de sucessão, a doação tem como objetivo contribuir com o Museu Picasso de Paris, já que o local possui a maior quantidade de obras do artista, com mais de 5 mil peças.

Entre as artes doadas por Maya, o quadro ‘Menino com pirulito sentado embaixo de uma cadeira’ (1895) se destaca. Além de ‘Dom José Ruiz’ (1895); 'Estúdio para uma intérprete de mandolina' (1932), entre outros.

Em discurso realizado durante a cerimônia realizada no museu, a ministra da Cultura da França, Roselyne Bachelot, afirmou que a doação "excepcional" é a primeira desde 1990.

Na ocasião, a filha do pintor — fruto do relacionamento com Marie-Thérèse Walter — não compareceu ao evento por motivos de saúde. A mulher foi representada por seus filhos e enviou uma carta ao museu, onde explicou o motivo da doação:

"A França foi a escolha do meu pai e eu nunca pensei em partir para outro lugar", escreveu Maya.