Notícias » Entretenimento

Filme de Marighella conquista 88% de aprovação da crítica

O longa deverá estrear no Brasil somente no dia 4 de novembro, após diversos adiamentos

Redação Publicado em 06/10/2021, às 09h06 - Atualizado às 10h45

Seu Jorge como Marighella
Seu Jorge como Marighella - Divulgação / Globo Filmes

A cinebiografia ‘Marighella‘, que trata sobre a vida do guerrilheiro tido como o inimigo número um da ditadura militar brasileira, estreou recentemente nos cinemas ao redor do mundo e conquistou 88% de aprovação no Rotten Tomatoes. As informações são do portal Cinepop.

Segundo a fonte, o filme dirigido por Wagner Moura recebeu oito avaliações e foi muito elogiado por grande parte da imprensa especializada, a qualidade fílmica e a urgência narrativa da obra foram ressaltadas.

Entretanto, houve críticas que acusaram o longa de não ser “ético” e imparcial. Após diversos adiamentos, a estreia no Brasil ocorrerá mais tarde, no dia 4 de novembro.

Devika Girish, crítica do New York Times, foi uma das personalidades que ressaltaram aspectos negativos da obra. “À medida que as tragédias aumentam, o filme de Moura torna-se um lamento – não tanto sobre Marighella, mas sobre um idealismo consumido pelos jogos de Pirro de regimes sujos”, declarou.

“'Marighella' não está interessado em pesar a ética, preferindo um retrato carregado de testosterona da insurreição armada como um caminho glorioso para o martírio”, considerou Jay Weissberg, da Variety.

Por outro lado, Stephen Dalton, do Hollywood Reporter destacou a qualidade do elenco: “Depois de aceitar sua visão de mundo binária nós-e-eles, Marighella funciona bem como uma estreia emocionante e altamente segura, com um elenco incrível em seu coração”.

Para Jonathan Romney, do Screen International, trata-se de "um filme urgente em seu compromisso e intensidade cinematográfica, e dificilmente poderia ser mais oportuno.”

"Raivoso e brutalmente necessário para o Brasil de hoje, Marighella é montado com frieza e confiança pelo verde [Wagner] Moura”, afirmou Rhys Handley, do One Room With A View.

Confira o trailer do filme: