Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Fotógrafo tirou 500 fotos para capturar Cristo Redentor sendo atingido por raio

Fernando Braga tentava flagrar o momento há mais de um ano e conseguiu na última sexta-feira, 10

Eduardo Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 13/02/2023, às 18h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Cristo Redentor no instante em que ele é atingido por um raio - Foto / Fernando Braga
Fotografia do Cristo Redentor no instante em que ele é atingido por um raio - Foto / Fernando Braga

Fernando Braga é um desenvolvedor de softwares que mora no Rio de Janeiro. Desde o final de 2021, ele tinha uma missão: fotografar o Cristo Redentor, símbolo máximo da cidade, sendo atingido por um raio durante uma tempestade. Na última sexta-feira, 10, ele conseguiu, e a foto resultante rodou o mundo.

O raio que Fernando capturou em imagem foi tão forte que danificou holofotes e equipamentos do Santuário. Para ele, que concedeu uma entrevista ao G1, é uma missão cumprida.

Não é toda vez que tem trovoada, nem sempre eu estou em casa. Mas se eu estiver, eu tento”

Fernando não se considera um fotógrafo, e seu hobby é motivado pelo seu interesse na parte técnica da fotografia. Sobre o dano aos holofotes, ele explicou que isso talvez tenha salvo a foto:

Nas configurações que eu usei, [com o raio] o Cristo ficaria todo branco, não teria tanto detalhe. Mas deu algum problema na iluminação que diminuiu o brilho, e isso ‘salvou’. A estátua ficou perfeita [na imagem]. Eu acho até uma coisa divina”

Processo da foto

Fernando mora a uma distância de cerca de 4 quilômetros do Cristo, no Flamengo, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Quando percebeu que uma tempestade com raios provavelmente iria acontecer na sexta, ele preparou seus equipamentos para a foto dos sonhos.

Ele programou a captação de luz da câmera de maneira bem específica para essa foto, que precisaria de uma longa exposição com o obturador aberto por 13 segundos. Para isso, ele posicionou a câmera no tripé e deixou ela fotografando constantemente, em sequência.

Na noite de sexta-feira, Fernando tirou “mais ou menos 500 fotos”. Entre elas estava a imagem que rodou o mundo e surpreendeu o desenvolvedor de softwares.

Na manhã do domingo, 12, uma inspeção no Cristo verificou que a estrutura do monumento não sofreu nenhum dano.