Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paquistão

Garoto relembra momentos de tensão em teleférico: ‘Pensamos que todos iam morrer’

Rompimento de cabo deixou oito pessoas presas em teleférico a 365 metros de altura; resgate só aconteceu horas depois

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/08/2023, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oito pessoas ficaram presas em teleférico - Divulgação/PakistanNature/Twitter
Oito pessoas ficaram presas em teleférico - Divulgação/PakistanNature/Twitter

Na manhã da última terça-feira, 22, o rompimento em um dos cabos de um teleférico deixou oito pessoas presas a 365 metros de altura no Paquistão. O caso ocorreu em uma área montanhosa isolada ao noroeste do país. Seis das pessoas que estavam no transporte eram crianças.

Em entrevista à agência de notícias norte-americana Associated Press, Osama Sharif, que ficou preso no teleférico por 16 horas até ser resgatado, relembrou os momentos de angústia que passou.

Eu tinha ouvido histórias sobre milagres, mas vi um resgate milagroso acontecer com meus próprios olhos", disse.

O garoto de 15 anos contou que ele e as outras pessoas que estavam presas tinham certeza de que a morte era questão de tempo. O alívio só aconteceu quando todos chegaram com segurança à borda da montanha.

Sharif conta que estava indo para a escola saber o resultado de seus testes finais quando o incidente aconteceu. "De repente, sentimos uma sacudida, e tudo aconteceu tão de repente que pensamos que todos nós íamos morrer".

Algumas das pessoas que ficaram presas logo contactaram seus familiares para avisar sobre o ocorrido. O apoio dos pais foi fundamental para mantê-los tranquilos. "Eles estavam nos dizendo para não se preocupar, que a ajuda estava chegando".

O resgate

Horas após o rompimento de um dos cabos do teleférico, um helicóptero chegou para resgatar as vítimas — a primeira delas foi uma das crianças mais novas. "Choramos, pois temíamos que o teleférico caísse".

Mas o plano de resgate teve de ser refeito devido à ameaça de comprometimento da integridade do teleférico em virtude do aumento da força dos ventos causada pela aproximação do helicóptero.

Assim, quando já havia anoitecido, um teleférico improvisado foi construído usando o único cabo intacto. Com a estrutura de uma cama de madeira, a equipe de resgate, antes de tudo, enviou água e comida para os presos, relatou Nazir Ahmed, chefe de polícia local. Após os resgates, Ahmed relatou que as crianças, como forma de precaução, receberam oxigênio antes de serem liberadas.

Casos como o de ontem acontecem todos os anos no Paquistão. Por falta de manutenção e má conservação, diversas pessoas morrem ou sofrem acidentes ao usarem teleféricos no país.