Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gilmar Mendes

Gilmar Mendes compara torcedores de futebol com protestos antidemocráticos

Em Portugal, o ministro Gilmar Mendes declarou que não tem expectativas para a intensificação dos protestos

Redação Publicado em 16/11/2022, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Gilmar Mendes durante declaração sobre evento em Nova York - Reprodução / Vídeo
Imagem de Gilmar Mendes durante declaração sobre evento em Nova York - Reprodução / Vídeo

O ministro do STF, Gilmar Mendes, declarou, nesta quarta-feira, 16, que as manifestações antidemocráticas são comparadas aos comportamentos de torcedores quando seus times de futebol são derrotados.

São manifestações de pessoas que se revelam inconformadas com o resultado eleitoral. Isso acontece com os times de futebol, depois de um eventual resultado não satisfatório", disse.

Em Lisboa, ele também declarou que não há expectativas de que tais atos se intensifiquem com a aproximação da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro.

"Não tenho essa expectativa [de intensificação]. Do ponto de vista político, o quadro é de absoluta normalidade. Discussões sobre formação de novo governo, projetos de reforma já para o próximo ano, como a prorrogação do Auxílio Brasil, já com as bancadas da Câmara e do Senado. Portanto, todo o ajustamento político reconheceu o resultado".

Diretamente de Nova York, Gilmar Mendes desembarcou na capital portuguesa, onde deu as declarações durante sua participação em um fórum sobre infraestruturas organizado pelo Fibe (Fórum de Integração Brasil Europa).

Esse evento em que ele estava foi marcado por manifestações agressivas por parte dos bolsonaristas, que na frente do hotel onde os magistrados estavam hospedados, proferiram palavras ofensivas contra a corte. Eles também tentaram impedir que a van com comitiva se deslocasse, como repercutido pela Folha de São Paulo.

Um carro que nos levava de um restaurante até o hotel foi interrompido. As pessoas batiam no vidro. Isso em plena 6ª Avenida e sem que houvesse qualquer ação por parte da polícia. É uma coisa assustadora. Se isso ocorresse em Copacabana, a polícia viria", declarou.

Ao contrário da situação nos Estados Unidos, o clima em Lisboa, estava pacífico. No entanto, devido aos acontecimentos de 24 horas antes, foi necessário o reforço das medidas de segurança no evento.

Manifestações antidemocráticos

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), atual presidente que não foi reeleito após perder as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pressionam as forças armadas para que ocorra um golpe a fim de impedir a posse de Lula.

Gilmar Mendes também comentou que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) estão, de certa forma, acostumados com protestos, mas segundo ele, não com "essa virulência".