Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Ginasta russo recebe punição por usar símbolo pró-guerra em pódio com ucraniano

Ivan Kuliak apareceu com uma letra “Z” no peito em apoio à invasão russa à Ucrânia na Copa do Mundo de Aparelhos

Redação Publicado em 18/05/2022, às 13h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O atleta Ivan Kuliak com a letra "Z" no peito - Divulgação/Redes sociais
O atleta Ivan Kuliak com a letra "Z" no peito - Divulgação/Redes sociais

O ginasta russo Ivan Kuliakrecebeu uma punição por usar a letra “Z” em seu collant ao subir no pódio da Copa do Mundo de Aparelhos, disputada em Doha, no Catar, em março deste ano, após conquistar o bronze na competição final das barras paralelas.

O atleta, de 20 anos, apareceu com a letra no peito em apoio à invasão russa à Ucrânia, sendo este considerado um símbolo pró-guerra já que as forças russas usam o “Z” para a identificação de seus veículos no território.

Após o episódio, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) afirmou ter aberto um processo disciplinar para investigar seu “comportamento chocante” após a disputa. Agora, Kuliak será banido por um ano de competições e eventos esportivos.

"O senhor Kuliak violou os estatutos da FIG, o código de disciplina da FIG, o código de ética da FIG, o código de conduta da FIG e os regulamentos técnicos da FIG quando usava a letra 'Z' em sua camiseta", diz a nota da FIG, repercutida pelo The Guardian.

O texto continua: “[Ele] não tem permissão para participar de nenhum evento ou competição sancionada pela FIG organizada por uma federação afiliada da FIG por um ano a partir da data desta decisão.”

O que disse o ginasta

Antes de a punição ter sido anunciada, o atleta já havia dito que não se arrependia de ter usado o símbolo no pódio. Pouco após o episódio, mesmo após a federação anunciar a abertura da investigação, ele disse ao Russia Today:

“Se houvesse uma segunda chance e eu tivesse a opção de sair com a letra 'Z' no peito ou não, faria o mesmo. Eu vi isso em nossos militares e olhei o que esse símbolo significa. Ele significa ‘pela vitória’ e ‘pela paz'. Eu só queria mostrar minha posição. Como atleta, sempre vou lutar pela vitória e jogar pela paz", declarou.