Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Anne Frank

Google lança animação em homenagem ao 75º aniversário do Diário de Anne Frank

Doodle mostra trechos do diário com animações durante período em que Anne Frank ficou escondida

Luisa Alves, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 25/06/2022, às 08h11 - Atualizado às 13h57

Anne Frank - Domínio Público
Anne Frank - Domínio Público

O Google celebra o 75º aniversário do Diário de Anne Frank com um doodle que apresenta trechos de seu diário. A animação de slides está disponível para visualização nesse sábado, 26.

Com 12 slides animados, o doodle mostra trechos do diário de Anne Frankdurante os dois anos em que a garota viveu escondida no prédio onde ficava o escritório de seu pai, para que ela e sua família não fossem encontrados pela SS.

"Um esconderijo? Onde nos enconderíamos? Na cidade? No campo? Em uma casa? Em uma cabana? Quando, onde, como... ?", escreve em um trecho.

Com ilustrações que retratam os momentos dos escritos, o doodle relembra a trajetória da judia alemã-holandesa durante todo o período em que ficou escondida até sua morte. O Google apresenta trechos reais de seu diário descrevendo como Anne, sua família e amigos viveram na clandestinidade. 

A animação é finalizada com uma das frases mais conhecidas de seu diário: "Yet, I still believe, in spite of everything, that people are truly goos at heart" (Apesar de tudo, eu ainda acredito que, no fundo, as pessoas são boas), escrito no sábado 15 de julho de 1944.

Registro histórico 

Lançado em 1947, o livro do diário escrito pela adolescente de 13 anos, se tornou um best-seller, com cerca de 30 milhões de cópias adaptadas em 70 idiomas.

O andar de cima do armazém, onde Annelies Marie Frank, e sua família ficaram escondidos, hoje funciona como um museu em Amsterdã. Aos 15 anos, Anne, foi presa e levadas para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde morreu em 4 de agosto de 1944

Supõe-se que a família tenha sido descoberta por acaso, durante uma inspeção de oficiais em busca de cupons de racionamento falsos, que davam aos cidadãos direito a certa quantidade de alimentos.