Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Neandertal

Gravuras rupestres mais antigas feitas por neandertais são descobertas na França

Marcas encontradas caverna La Roche-Cotard, na região francesa de Centre-Val de Loire, foram feitas há 75.000 anos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 24/06/2023, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gravuras rupestres neandertais encontradas em caverna na França - Divulgação
Gravuras rupestres neandertais encontradas em caverna na França - Divulgação

Marcas estranhas encontradas em uma caverna francesa foram identificadas como as mais antigas gravuras conhecidas feitas pelos neandertais. As ranhuras foram feitas a cerca de 75.000 anos atrás.

As marcas, conhecidas como caneluras de dedos, podem ajudar os pesquisadores a entender melhor como era a expressão artística da espécie prima humana — que se extinguiu há cerca de 28 mil anos.

Gravuras rupestres neandertais encontradas em caverna na França/Crédito: Divulgação

As ranhuras, encontradas em uma parede da caverna La Roche-Cotard, na região francesa de Centre-Val de Loire, foram analisadas por equipe da Universidade de Tours. Elas incluem longas linhas, traços e pontos que podem ser encontrados em diversas áreas da caverna.

As gravuras rupestres

Os pesquisadores criaram modelos em 3D das marcações para compará-las com desenhos semelhantes feitos por humanos. Além disso, se baseando na forma, espaçamento e arranjo dessas gravuras, a equipe concluiu que eram formas deliberadas, organizadas e intencionais criadas por dedos de Neandertal desenhando fazendo entalhes em uma superfície macia.

Um fato curioso é que, ao analisar o sedimento encontrado no local, os pesquisadores descobriram que a caverna havia sido fechada a cerca de 57 mil anos atrás — visto que rochas e detritos tomaram conta de suas entradas.

Em artigo publicado na revista científica Plos One, a equipe de pesquisadores relata que as marcas foram feitas bem antes do Homo sapiens se estabelecer na região. O que corroborado para o fato é que as ferramentas encontradas na caverna também remetem aos neandertais.

Gravuras rupestres neandertais encontradas em caverna na França/Crédito: Divulgação

Conforme relatado pelo Daily Mail, ao analisarem as camadas da rocha, os estudiosos relataram que as gravuras podem ter sido feitas até 75.000 anos atrás. Como elas não representam animais ou objetos, porém, a interpretação das formas não está clara.

Gravuras rupestres de idades semelhantes foram feitas por humanos primitivos em outras partes do mundo, dizem os pesquisadores, o que evidencia que o comportamento e as atividades dos neandertais eram tão complexos e diversos quanto os de nossos próprios ancestrais.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!