Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gypsy Rose

Gypsy Rose relembra abuso da mãe em documentário; saiba onde e como assistir

Em três partes, 'As Confissões de Gypsy Rose' apresenta depoimento exclusivo da jovem que matou a mãe para se livrar de anos de abuso e exploração de doenças falsas

Redação Publicado em 05/01/2024, às 16h03 - Atualizado em 07/01/2024, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gypsy Rose ao lado da mãe (à esqu.) e hoje (à dir.) - Divulgação/Lifetime
Gypsy Rose ao lado da mãe (à esqu.) e hoje (à dir.) - Divulgação/Lifetime

O canal Lifetime começa 2024 com a estreia da série documental 'As Confissões de Gypsy Rose' (The Prison Confessions of Gypsy Rose Blanchard). Na produção exclusiva, Gypsy, que sofreu horríveis abusos e foi destaque na imprensa dos Estados Unidos por seu papel no violento assassinato da própria mãe, compartilha sua história às vésperas da audiência de liberdade condicional.

Ela foi condenada em 2016 por declarar-se culpada de homicídio em segundo grau, enquanto o ex-namorado, Nicholas Godejohn, pegou prisão perpétua por assassinato em primeiro grau. Em 28 de dezembro de 2023, a jovem saiu da cadeia após cumprir pena de oito anos.

'As Confissões de Gypsy Rose' será exibida no canal Lifetime durante três quartas-feiras seguidas, a partir do dia 17 de janeiro, às 21h15, com dois episódios inéditos por noite. A série dá acesso sem precedentes ao relato de Gypsy como vítima da Síndrome de Munchausen por Procuração e os abusos que sofreu por parte de sua mãe, Clauddine “Dee Dee” Blanchard.

O caso

Sua mãe a manteve em uma cadeira de rodas e fazia com que fingisse ter doenças graves, como leucemia e distrofia muscular, entre outras patologias – com o objetivo de mantê-la próxima e conseguir doações em dinheiro, uma casa e viagens.

Clauddine educou a filha em casa, monitorou seu uso da internet e não apenas a manteve em uma cadeira de rodas, mas também a fez usar um tubo de alimentação e teve suas glândulas salivares removidas. A justificativa: mostrar que a filha tinha deficiência mental e física e sofria de vários problemas graves de saúde.

No entanto, Gypsy, agora uma mulher de 32 anos, era saudável e não apresentava atrasos no desenvolvimento, como seus amigos sempre acreditaram. A mãe tinha Síndrome de Munchausen por Procuração, um distúrbio psicológico em que os pais ou cuidadores buscam simpatia por meio das doenças exageradas, ou inventadas de seus filhos.

A história chocante de Gypsy Rose foi contada por muitos meios de comunicação, mas, enquanto cumpria sua pena, ela concordou em contar sua verdade para o Lifetime. 

Nas palavras de Gypsy

“Depois de uma vida inteira de silêncio, posso finalmente usar minha voz para compartilhar minha verdade. Como sobrevivente de abusos implacáveis na infância, esta série documental narra minha busca pela libertação e minha jornada pela autodescoberta”, disse Gypsy Rose Blanchard. "Sou eu mesma, assumidamente, e não tenho medo de expor as partes ocultas da minha vida que nunca foram reveladas".

O documentário mostra Gypsy na cadeia na véspera de sua audiência de liberdade condicional - enquanto narra sua jornada emocional ao ser forçada a permanecer uma criança, prisioneira de sua própria mãe, e a decisão insondável que tomou para sobreviver. O especial também acompanha os preparativos para o casamento de Gypsy na prisão e revela Ryan, seu noivo, pela primeira vez.

Da penitenciária, Gypsy mergulha em sua história sobre os segredos, mentiras e manipulações que foram constantes em sua vida. Acreditava-se que sua mãe, Dee Dee, sofria do transtorno mental conhecido como Síndrome de Munchausen por Procuração, e desde a infância de Gypsy, contava às pessoas que a menina estava doente, para se posicionar como uma cuidadora altruísta.

Por fora, Dee Dee era uma mãe amorosa que faria qualquer coisa por sua filha, cuja lista de doenças variava de leucemia a distrofia muscular, mas, a portas fechadas, Gypsy vivia um pesadelo, forçada a ficar em uma cadeira de rodas e com sonda de alimentação para patologias que nunca teve. A verdade finalmente veio à tona com o horrível assassinato de Dee Dee pelas mãos do namorado de Gypsy, que ela conheceu online.

A série conta histórias fascinantes e perturbadoras sobre as tentativas de fuga de Gypsy, sua vida amorosa secreta e o profundo controle psicológico que sua mãe exercia sobre ela.

Com extraordinário acesso a informações privilegiadas, "As Confissões de Gypsy Rose" inclui entrevistas exclusivas com familiares de Gypsy e pessoas mais próximas do caso. Fotos, registros médicos, vídeos e exames inéditos também trazem à tona segredos ocultos e acrescentam novas perspectivas a essa história complexa, incluindo a vida atual de Gypsy como mulher casada.

O Lifetime exibe dois episódios inéditos, às quartas-feiras. Além disso, também estarão disponíveis em vídeo sob demanda a partir de 12 de fevereiro. Nos dois primeiros, 'Nasce uma prisioneira' e 'Na corrida', Gypsy está às vésperas de sua audiência de liberdade condicional, e revela para o Lifetime os segredos mais perturbadores sobre sua infância.