Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Hamas e Israel: O que se sabe sobre os brasileiros afetados pelo conflito?

Um brasileiro está ferido enquanto dois desapareceram como resultado do conflito entre o Hamas e Israel

Redação Publicado em 08/10/2023, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rastros das explosões em Gaza - Getty Images
Rastros das explosões em Gaza - Getty Images

As últimas horas foram marcadas pelo aumento da tensão que envolve o conflito entre o grupo Hamas e Israel. Após um ataque surpresa do grupo, a nação israelense declarou guerra no último sábado, 7.

Benjamin Netanyahu, atual primeiro-ministro de Israel, declarou que a nação está em guerra. “(...) Ordenei uma ampla mobilização de reservas e que respondemos ao ataque de uma maneira que o inimigo não conhecia”, disse Benjamin através de uma mensagem gravada.

Muhammad Al-Deif, que engloba o Hamas, alegou que o ataque contra Israel é uma resposta aos ataques contra mulheres, ao cerco a Gaza e também a profanação da mesquita de al-Aqsa. No sábado, o Hamas revelou que mais de 5.000 mísseis foram disparados contra Israel. 

Brasileiros

Com o embate, um balanço feito pelo Ministério das Relações Exteriores alega que o conflito deixou um brasileiro ferido. Ao mesmo tempo, outros dois desapareceram, conforme repercutido pelo UOL.

O Itamaraty afirma que a embaixada em Tel Aviv presta assistência. O órgão informa que 14 mil brasileiros vivem Israel, enquanto 6.000 residem na Palestina. A atual situação de 60 dessas pessoas, próximas à zona de conflito, é monitorada pelo Governo.

De acordo com o Itamaraty, o brasileiro acabou ferido no momento em que se encontrava numa festa em Israel. Agora, ele está hospitalizado. O Jornal Nacional, da TV Globo, revelou a identidade do homem.

Ele se chama Rafael Zimmerman e nasceu em São Paulo, contudo, reside em Israel. De início, foi levado para um hospital localizado em Berr Sheva, entretanto, diante da lotação, fora levado para Haifa. Embora apresente machucados, ele está consciente.

Desaparecidos

Ao mesmo tempo, o Consulado Geral de Israel em São Paulo, durante entrevista à CNN Brasil, afirmou que dois brasileiros se encontram desaparecidos. No entanto, as identidades não foram reveladas até o momento.

"A embaixada [brasileira em Tel Aviv] também está buscando contato com outros dois nacionais brasileiros que também estavam no local que foi atacado", enfatizou a pasta. 

Segundo a cobertura da GloboNews, uma dessas duas pessoas se chamaria Ranani Glazer. Através de um story, ele mostrou que se encontrava numa rave localizada no sul de Israel.