Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Enterrado vivo

Homem é enterrado vivo como ‘oferenda’ em ritual na Colômbia: ‘Não conseguia me mexer’

Mais lidas: Boliviano acordou dentro de caixão após participar de comemoração do Dia da Pachamama

Redação Publicado em 10/08/2022, às 15h31 - Atualizado em 21/08/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O boliviano Víctor Hugo Mica Álvarez - Divulgação/Facebook/Página Siete
O boliviano Víctor Hugo Mica Álvarez - Divulgação/Facebook/Página Siete

Um homem foi enterrado vivo como “oferenda” depois de participar das celebrações do Dia da Pachamama, na Colômbia, na noite do último domingo, 7. Ele foi encontrado dentro de um caixão em um terreno baldio na cidade de Achacachi, a 93 km a noroeste de La Paz.

O boliviano Víctor Hugo Mica Álvarez, de 30 anos, relatou que esteve na festa sob a companhia de um amigo que havia acabado de conhecer, contando que também ingeriu bebida alcóolica naquela noite.

Ao site boliviano Página Siete, Álvarez explicou que as pessoas queriam usá-lo como um “sullu”, termo que se refere a um item de oferenda à deusa, neste caso, da fertilidade, como se tratavam de comemorações para o Dia da Pachamama.

Segundo o jornal O Globo, o homem conseguiu fugir da área da festa e foi até a polícia com a ajuda de um jovem, onde tentou fazer uma denúncia, que teria sido ignorada pelas autoridades locais.

Não existem informações sobre o que aconteceu com o boliviano entre o período em que ele deixou a delegacia e foi levado para ser enterrado vivo em um caixão, que foi abandonado em Achacachi.

Enterrado vivo

Após a grande repercussão internacional, depois de um vídeo de Víctor começar a circular na internet, o caso será investigado pela Força Especial de Combate ao Crime (FELCC) de El Alto.

Na gravação, publicada no Facebook da Página Siete, o boliviano contou detalhes da experiência traumática de acordar dentro de um caixão, embora pensasse que estivesse deitado em sua própria cama.

“Ontem à noite foi a pré-entrada [da Villa Victoria]”, relatou. “Fomos dançar e não me lembro mais. A única coisa que me lembro é que pensei que estava na minha cama e me levantei para urinar, e não conseguia mais me mexer. Quando empurrei o caixão, quebrei o vidro e a sujeira começou a entrar e então eu consegui sair. Eles me enterraram”.