Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Homem é preso após esfaquear três pessoas em estação de trem em Paris

Caso foi registrado às 8hrs no horário local (2h em Brasília) deste sábado, 3, na estação de trem Gare de Lyon, localizada em Paris, na França

Éric Moreira Publicado em 03/02/2024, às 09h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia externa da estação Gare de Lyon - Getty Images
Fotografia externa da estação Gare de Lyon - Getty Images

Neste sábado, 3 de fevereiro, um homem de 32 anos foi preso em Paris, na França, após ter atacado à faca três pessoas em uma estação ferroviária local. O caso ocorreu por volta das 8hrs no horário local (2hrs no horário de Brasília), na estação Gare de Lyon.

Conforme descrito pelo UOL, a estação em que o ataque foi feito é um importante ponto de conexão de trens domésticos e de longa distância naquela parte da Europa, com viagens para países como Suíça, Itália e Espanha. O ataque ocorreu em uma sala de espera no subsolo da estação.

Segundo o jornal Le Figaro, e repercutido pelo The Guardian, o homem preso era natural de Mali, e mostrou à polícia uma carteira de motorista italiana quando foi preso. Ele também não teria gritado nenhum slogan religioso — o que descartou a possibilidade de um atentado terrorista —, e tentou atear fogo em sua mochila antes de a polícia chegar. Com ele, foram encontradas uma faca e um martelo.

+ Terrorista dos ataques de 2015 na França é condenado à prisão perpétua

Agora, parte da estação de trem está temporariamente inacessível, segundo a operadora ferroviária SNCF, e as autoridades policiais alegaram que foi aberta uma investigação oficial sobre o ataque. Já sobre as três vítimas, duas sofreram ferimentos leves, e a terceira ficou gravemente ferida — mas, felizmente, nenhuma delas sofre risco de vida.

Desafios de segurança

Em outubro de 2023, a França elevou seu nível de alerta de terrorismo para o mais alto, após um estudante associado a grupos radicais islamitas matar um professor esfaqueado no norte do país; porém, o nível de alerta já foi reduzido em janeiro.

Além deste ataque, também foi registrado um outro em dezembro, em que um francês de 26 aos esfaqueou e matou um turista alemão próximo à Torre Eiffel, e em janeiro do ano passado seis pessoas foram feridas em um ataque à faca na estação Gare du Nord, também em Paris.

+ Seis adolescentes serão julgados por decapitação de professor na França

Atualmente, Paris vem tentando reforçar a segurança da cidade para se preparar para sediar os Jogos Olímpicos deste ano, sendo a primeira vez que terá essa responsabilidade em um século.