Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Poema

Homem é preso na Coreia do Sul por elogio a Pyongyang em poema

Homem de 68 anos teve poema publicado pela mídia estatal norte-coreana; a Coreia do Sul, no entanto, proíbe elogios públicos ao país vizinho

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/11/2023, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Kirill Makes por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Kirill Makes por Pixabay

Um homem de 68 anos de idade foi sentenciado a 14 meses de prisão por um tribunal sul-coreano após alogiar a Coreia do Norte em um poema. Lee Yoon-seop foi condenado com base em uma lei que proíbe elogios públicos à Coreia do Norte.

Em seu poema, publicado na mídia estatal do Norte em 2016, ele defendeu a unificação das Coreias, destacando que, sob o sistema socialista de Pyongyang, as pessoas teriam acesso a habitação, cuidados de saúde e educação gratuitos.

Denominado "Meios de Unificação", o poema também argumentou que, em uma Coreia unificada, haveria menos suicídios e menos pessoas vivendo endividadas. O trabalho foi um dos vencedores de um concurso de poesia em novembro de 2016, conforme apurado pela BBC.

Prisão anterior

De acordo com o portal de notícias UOL, Lee já havia cumprido uma pena de 10 meses no passado por um crime semelhante.

Na decisão divulgada recentemente, um tribunal em Seul afirmou que ele "continuou a gerar e disseminar uma quantidade considerável de propaganda que glorificava e elogiava o Norte", conforme relato do jornal Korea Herald.

O réu havia postado comentários online elogiando as forças armadas da Coreia do Norte em 2013 e compartilhado conteúdo "antigovernamental" em blogs e sites sul-coreanos nos anos posteriores.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!